Um estudo da Associação Médica Americana mostra que pessoas que param de fumar antes dos 35 anos apresentam taxa de mortalidade similar a de pessoas que não fumaram depois de um período longe do cigarro. O estudo foi publicado no Journal of the American Medical Association (Jama).

As pessoas com mais idade que param de fumar têm benefícios, mas sua taxa de mortalidade é mais alta do que a dos que pararam antes dos 35. De acordo com o estudo, “os fumantes que deixam o cigarro entre 35 e 44 anos têm taxa de mortalidade 21% maior do que os que nunca fumaram. As pessoas que largaram o tabaco entre os 45 e os 54 anos têm taxa de mortalidade 47% maior do que a dos que nunca fumaram”.

Quase 40% dos brasileiros fumantes consomem 11 ou mais cigarros ao dia

Os fumantes brancos de origem não hispânica apresentam as mais altas taxas de mortalidade, até três vezes mais alta do que a de pessoas que nunca fumaram. Fumantes não brancos, de origem hispânica ou não, têm uma taxa de mortalidade levemente mais baixa, duas vezes a de não fumantes.

Segundo o estudo, quanto antes o indivíduo parar de fumar menor o risco de morte prematura, especialmente para os mais jovens. A pesquisa levantou dados de mais de 550 mil adultos entre 25 e 84 anos fumantes e pessoas que nunca fumaram, que responderam questionários entre janeiro de 1997 e dezembro de 2018.