Por Essi Lehto

HELSINQUE (Reuters) – O Parlamento da Finlândia aprovou nesta quarta-feira, por ampla maioria, a proposta do país de ingressar na Otan, disse o presidente do órgão legislativo.

A aprovação dos tratados da Otan e a adesão da Finlândia foram apoiadas por 184 parlamentares entre os 200 membros da Casa, com sete votando contra e uma abstenção.

Em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia há um ano, a Finlândia se inscreveu para ingressar na Otan em maio do ano passado, tendo até agora contado apenas com suas próprias Forças Armadas para defender a fronteira de 1.300 quilômetros que compartilha com a Rússia.

Os novos membros da Otan devem ser aprovados por todos os participantes existentes da aliança militar ocidental, e o apoio à candidatura da Finlândia continua pendente na Turquia e na Hungria.

Ao adotar os documentos de fundação da Otan, a Finlândia pode obter uma vantagem sobre a Suécia, que também se candidatou à adesão, mas teve seu pedido negado pela Turquia.

O presidente turco, Tayyip Erdogan, disse que seu país está pronto para aceitar a Finlândia na aliança, mas acusa a Suécia de abrigar pessoas que considera membros de grupos terroristas.

A Suécia também aguarda a aprovação da Hungria, cujo Parlamento começou a debater as ratificações nesta quarta-feira e pode realizar uma votação ainda neste mês.

O chefe da Otan, Jens Stoltenberg, disse na semana passada que pretende ter os dois países nórdicos como membros a tempo de uma cúpula marcada para julho.

(Reportagem de Essi Lehto)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ201L4-BASEIMAGE