O Partido Comunista russo venceu as eleições para governador na região de Irtustsk, na Sibéria, derrotando com folga o candidato do partido no poder, de Vladimir Putin.

Após a apuração de 90% dos votos, o comunista Serguei Levchenko totalizava 56,9% dos votos contra 40,9% para Serguei Erochenko, governador interino e representante do partido Rússia Unida, de Putin, indicaram as agências russas.

O presidente da Comissão Eleitoral declarou que a contagem dos votos que faltam não poderá mudar o resultado do pleito.

No primeiro turno, celebrado em 13 de setembro, o candidato de Putin e governador interino tinha obtido, no entanto, 49,6% dos votos.

Confiante no resultado do segundo turno, Erochenko praticamente não fez campanha, diferentemente do adversário, que mobilizou os militantes do Partido Comunista, cujo secretário-geral, Guennadi Ziuganov, viajou a Irkutsk para apoiá-lo.

Apesar de ser uma personalidade muito conhecida, que disputava o governo há 20 anos, a vitória de Levchenko surpreendeu os observadores.

Em 13 de setembro passado, os candidatos do partido de Putin venceram confortavelmente as eleições gerais.

É a primeira vez desde 2012, quando se restabeleceu a eleição de governadores, que se faz necessário um segundo turno para eleger o vencedor.

O Partido Comunista, que continuou sendo forte nos anos seguintes à dissolução da União Soviética, em 1991, se viu enfraquecido pela chegada de Putin ao poder.

Como os outros partidos presentes no Parlamento, o Partido Comunista raramente critica o poder e aprova praticamente todos os textos apresentados pelo governo.

gmo/cr/zm/js/mvv