15/08/2012 - 21:00
Exposição
Os R$ 11 milhões desembolsados pelo Banco do Brasil para trazer ao País a exposição “Impressionismo – Paris e a Modernidade”, com 85 obras do acervo do Museu D’Orsay, de Paris, é o maior patrocínio cultural da história do banco estatal. Graças a ele, os visitantes do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo e do Rio de Janeiro poderão ver de graça algumas das mais importantes obras de diversos gênios dos pincéis do século XIX, incluindo Vincent van Gogh, Claude Monet, Paul Cézanne e Edouard Manet – como o famoso O Tocador de Pífaro (1866), acima. A mostra foi organizada em conjunto com a Fundación Mapfre. Por sua importância, é prova de que o País entrou definitivamente no circuito das artes internacionais. Em 2012, por exemplo, já vieram exposições de Alberto Giacometti e de Caravaggio.
Estratégia
Fim das pernas de fora?
Quando se pensa na rede americana de fast food Hooters, a primeira imagem que vem à cabeça é a das atendentes vestidas com trajes curtos e reveladores. Mas a empresa quer mudar essa percepção para atrair o público feminino a seus restaurantes. Agora as propagandas da empresa serão estreladas por uma marionete de coruja.
Esportes
Suor pelo time
A Geo Eventos e o Corinthians vão unir os dois esportes mais praticados no Brasil: o futebol e a corrida. Em parceria, vão realizar no dia 9 de setembro em São Paulo a primeira edição do Futebol Run. Será uma prova de corrida para torcedores do Timão, com direito a circuito pelas proximidades do Estádio do Pacaembu, onde o clube sedia as suas partidas, enquanto o Itaquerão não fica pronto.
Propaganda
Idade da pedra e dos tubos
A iluminação das cavernas pré-históricas era feita por fogueiras. Mas a Amanco quer provar (em tom de brincadeira) que os vagalumes faziam essa função, em uma publicidade estrelada pelos personagens dos Flintstones. No filme, que deve ser lançado no próximo dia 15, um instalador da Amanco moderniza a casa de Fred Flintstone com produtos da empresa, aposentando os vagalumes.
Marketing
Jesus-cola
O Guaraná Jesus, popular marca de refrigerante do Maranhão, comprada pela Coca-Cola, vai homenagear os 400 anos de São Luís, a capital do Estado, com uma campanha especial. Os clientes que enviarem as mais criativas declarações de amor à cidade farão parte da nova propaganda da adocicada bebida cor-de-rosa. A criação é da agência Dia Comunicação.
Bate-papo
Bazinho Ferraz, presidente da XYZ Live
O comandante da empresa de eventos do grupo ABC fala sobre o mercado de shows e espetáculos no Brasil:
A XYZ tem trazido astros teens, como Justin Bieber e Katy Perry, ao Brasil. Qual é o potencial do público jovem como consumidores?
As empresas ainda não perceberam bem esse potencial. Ainda acham que são os pais que decidem na hora das compras. Acredito que as marcas deveriam dar mais atenção aos jovens até como um investimento para o futuro, para quando eles crescerem.
Por que, neste ano, o circuito de show esteve menos movimentado do que em 2010 e 2011?
É um ciclo comum do mercado. Depois de períodos com mais shows, costuma haver uma queda no ano seguinte. Mas 2013 será um ano forte.
A desvalorização do real em relação ao dólar prejudicou o pagamento de cachês para os astros internacionais?
O câmbio prejudica. Mas as leis de meia-entrada para estudantes prejudicam dez vezes mais. Não é normal que 70% da plateia do Michael Bublé e do Tony Bennett seja composta por estudantes. É um absurdo cobrar R$ 700 por um ingresso, mas até 90% das plateias dos shows pagam meia-entrada.