O americano PayPal, líder mundial em meios de pagamentos digitais, estreou no Brasil um meio de pagamento por meio de celular. Com o aplicativo PayPal Check-In, o usuário pode pagar o que consumir por meio do PayPal. Antes, como o nome indica, é necessário fazer um ?check-in? no estabelecimento comercial, um sistema parecido com o aplicativo social Foursquare. Vendedor e comprador precisam ter o aplicativo para que a transação seja possível. 

 

O CEO Global da empresa, David Marcus, veio ao Brasil fazer o anúncio. ?Nosso objetivo é fazer com que o pagamento tenha o mínimo de fricção possível e incrementar a conexão humana no comércio?, afirmou Marcus. Ele faz referência a um recurso parecido com uma rede social do PayPal Check-In. No momento em que o cliente indica que está no local, a foto dele com algumas informações básicas aparece no dispositivo do vendedor. 

 

O aplicativo está em fase de testes no Café Suplicy, rede de cafeterias de São Paulo. No começo, apenas a unidade da alameda Lorena, nos Jardins, terá a tecnologia – funcionários colaram avisos nas mesas e na vitrine avisando que passaram a aceitar PayPal. 

 

Marco Suplicy, fundador e diretor da empresa, prometeu espalhar a novidade paulatinamente pelas outras nove lojas da rede. ?É muito fácil de se cadastrar, fiz meu perfil em minutos. Eu mesmo até algumas semanas atrás não tinha Paypal?, afirmou Suplicy. Ao tentar demonstrar à reportagem como funcionava o sistema, houve um pequeno engasgo na hora de fazer login no aplicativo – dificuldade atribuída a rede wi-fi.

 

De acordo com Fernando Pantaleão, diretor da operação brasileira do PayPal, a expectativa é que os testes no Suplicy durem ao menos um mês. ?Só depois que o sistema estiver afinado com os costumes dos consumidores que nos vamos começar a prospectar outras companhias?, disse. 

 

O Paypal hoje tem 136 milhões de usuários ativos (que usaram o sistema ao menos uma vez em 60 dias) em 194 países. No Brasil, a empresa tem mais de 7 milhões de cadastros, sendo 2,5 milhões ativos. Quando abriu sua operação no Brasil, há dois anos, a empresa tinha um milhão de perfis de pessoas que usavam o sistema para transações internacionais.