14/11/2012 - 21:00
Propaganda
O brasileiro Felipe Massa e o espanhol Fernando Alonso estarão nas pistas de Interlagos, no dia 25 de novembro, para disputar o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. Concorrentes no esporte, embora pertençam à mesma escuderia, a italiana Ferrari, fora dele estrelam juntos uma campanha da Itaipava, marca de cerveja do grupo brasileiro Petrópolis. Na propaganda, criada pela agência Y&R, aparecem diversos Felipes Massas saindo de um restaurante e pedindo os seus carros para o manobrista. O slogan lembra que muita gente acha que vira piloto de F-1 depois de beber. Alonso finaliza a propaganda com o slogan “Se for dirigir, não beba”. A Petrópolis é patrocinadora dos dois esportistas e da própria Ferrari, com sua marca de energéticos TNT.
Concorrência
Piada liberada
O Conar, órgão que regula a publicidade no Brasil, absolveu a Jequiti, empresa de cosméticos do grupo Silvio Santos, cuja linha de produtos Comix, que trazia piadinhas na embalagem, era acusada de plagiar a marca Natura Humor. A decisão reverte a liminar, dada em setembro, favorável à Natura, que pedia a retirada dos produtos da linha da Jequiti das lojas.
Cinema
Terra da magia
Os elf os e duendes dominam as propagandas de turismo da Nova Zelândia. Em um comercial da Air New Zeland, personagens de O Hobbit, filme que chegará às telas em dezembro deste ano, são vistos tomando um avião. Eles também fazem parte da nova campanha do Departamento de Turismo do país.
Mercado
Reprodução de marcas
Luiz Lara, das agências Lew’Lara/TBWA e da Mood, amplia seu portfólio de negócios. Ele é um dos sócios da consultoria de marcas Brand You, que acaba de criar com Augusto Cruz Neto e André Alves. Os primeiros clientes são os bancos BTG Pactual e PanAmericano.
Tevê
Essa é a real
A Coca-Cola está patrocinando um novo programa produzido pela National Geographic, na América Latina. A série Vivendo Positivamente, com quatro episódios, apresenta casos reais de pessoas que encontraram saídas para problemas sociais e ambientais. No Brasil, é mostrada a história do indigente que se tornou presidente de uma cooperativa de reciclagem, no Rio de Janeiro.
Bate-papo
Tom Bernardin, CEO e presidente do conselho da Leo Burnett
O principal executivo de uma das mais tradicionais agências de publicidade de Chicago esteve no Brasil, conduzindo uma reunião global de seu conselho de administração. Ele falou à DINHEIRO sobre o momento atual do mercado:
Como planejar o orçamento mundial de uma grande agência com tantas incertezas na economia?
O novo normal do mercado publicitário é esperar o inesperado. Temos de avaliar todas as nossas operações e entender o momento dos clientes de cada país. Precisamos criar orçamentos tanto para um cenário de economia em baixa, quanto para uma situação melhor.
Mesmo no Brasil é preciso ter diversos cenários previstos?
O Brasil lidera o grupo dos países em crescimento. Ele é um dos poucos previsíveis, no momento. Sabemos que os negócios vão crescer aqui. Não poderia estar mais feliz com as operações locais. No último ano, dobramos de tamanho, depois da fusão entre a operação local da Leo Burnett com a Tailor Made.
Quais investimentos serão feitos no País?
Comprar empresas ainda é uma opção para aumentar de tamanho rapidamente. Mas a melhor estratégia é aprimorar as nossas capacidades e talentos.