12/08/2015 - 13:37
A Pearson concordou em vender sua participação de 50% no Economist Group, publisher da revista Economist, para os acionistas já existentes da empresa por 469 milhões de libras (US$ 730,62 milhões) em dinheiro. A medida é a mais recente da Pearson para se concentrar na área de educação.
A Pearson informou nesta quarta-feira que venderia 27,8% das ações ordinárias do Economist Group e todas as ações B para a Exor SpA, veículo de investimento da família italiana Agnelli, por 287 milhões de libras. As demais ações ordinárias serão recompradas pelo próprio Economist Group, por 182 milhões de libras.
Recentemente, a Pearson vendeu o FT Group, que inclui o jornal Financial Times, para o grupo Nikkei, do Japão, por 844 milhões de libras.
A Exor é comandada por John Elkann, herdeiro da família Agnelli. Elkann possui menos de 5% do Economist Group e, entre outros interesses comerciais, controla a Fiat Chrysler Automobiles. A decisão reflete o interesse pessoal de Elkann na mídia e sua intenção de diversificar os ativos da Exor. Elkann faz também parte do conselho da News Corp, dona do Wall Street Journal.
Em comunicado, a Exor comprometeu-se a respeitar a independência da Economist. As regras do grupo serão alteradas, para limitar os poderes de voto de qualquer acionista individual para apenas 20% e para garantir que nenhum indivíduo ou companhia possa deter mais de 50% das ações do grupo. Outros acionistas do Economist Group incluem as famílias Cadbury e Rothschild, bem como funcionários atuais e ex-funcionários.
A Pearson disse que espera fechar o acordo no quarto trimestre e pretende usar o dinheiro obtido para investir em sua estratégia de educação global. Fonte: Dow Jones Newswires.