Cena 1 (lá atrás): o parlamento aprova cotas para mulheres e negros nas candidaturas. Cena 2 você, contribuinte PJ ou PF, entrega R$ 4,9 bilhões (juntando fundos Partidário e Eleitoral) via fundão eleitoral-partidário para esse bando* (* 1. ajuntamento de pessoas ou de animais; 2. os integrantes de um partido ou facção). Cena 3: na terça-feira (16), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprova a PEC 9/2023, que anula as penas para partidos que descumpriram suas cotas orçamentárias a mulheres, negros e indígenas; tiveram suas contas negadas; ou receberam financiamento empresarial. Esqueça o maniqueísmo. Aqui PT é igual a PL e vice-versa (e se você duvidava disso…). Só foram contra Novo e Psol. A seguir, os 45 magnânimos que votaram pela anistia (mulheres inclusas) e os raros dez que acharam
a proposta uma excrescência intestinal.

PELA ANISTIA

Aguinaldo Ribeiro (PP-PB); Alencar Santana (PT-SP); Antonio Carlos R. (PL-SP); Bacelar (PV-BA); Capitão Augusto (PL-SP); Carlos Jordy (PL-RJ); Cobalchini (MDB-SC); Coronel Fernanda (PL-MT); Covatti Filho (PP-RS); Del. Éder Mauro (PL-PA)
Delegada Katarina (PSD-SE); Delegado Marcelo (UNIÃO-MG); Delegado Ramagem (PL-RJ); Diego Coronel (PSD-BA); Dr. Victor Linhalis (PODE-ES); Fausto Santos Jr. (UNIÃO-AM); Flávio Nogueira (PT-PI); Gervásio Maia (PSB-PB); Gleisi Hoffmann (PT-PR); Helder Salomão (PT-ES); Jorge Goetten (PL-SC); Juarez Costa (MDB-MT)
Julia Zanatta (PL-SC); Julio Arcoverde (PP-PI); Lafayette Andrada (REPUBLICANOS-MG); Lázaro Botelho (PP-TO); Lindbergh Farias (PT-RJ); Marcelo Crivella (REPUBLICANOS-RJ); Maria Arraes (SOLIDARIEDADE-PE); Murilo Galdino (REPUBLICANOS-PB); Pastor Eurico (PL-PE); Paulo Magalhães (PSD-BA); Pr. Marco Feliciano (PL-SP); Renilce Nicodemos (MDB-PA); Roberto Duarte (REPUBLICANOS-AC); Robinson Faria (PL-RN); Rosângela Reis (PL-MG); Rubens Otoni (PT-GO); Rubens Pereira Jr. (PT-MA); Rui Falcão (PT-SP); Silvio Costa Filho (REPUBLICANOS-PE); Tião Medeiros (PP-PR); Waldemar Oliveira (AVANTE-PE);
Yury do Paredão (PL-CE); Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR).

CONTRA A ANISTIA (TROPA CIVILIDADE)

Alfredo Gaspar (UNIÃO-AL); Deltan Dallagnol (PODE-PR); Gerlen Diniz (PP-AC) Gilson Marques (NOVO-SC); Kim Kataguiri (UNIÃO-SP); Mendonça Filho (UNIÃO-PE); Rosângela Moro (UNIÃO-SP); Sâmia Bomfim (PSOL-SP); Tabata Amaral (PSB-SP); Tarcísio Motta (PSOL-RJ).

PARANAUÊ, PARANÁ…
Deltan Dallagnol cassado

Eduardo Matysiak

Deltan Dellagnol é aquele procurador que ‘driblou’ as regras de Justiça, ao lado de Sergio Moro, na Lava Jato. O combo ilegal dos dois levou à condenação — depois anulada — de Lula. Talvez seu nome tenha ficado no imaginário das pessoas mais pelo powerpoint juvenil que tentava mostrar o esquema de corrupção que se apoderara do Brasil. Eleito deputado federal com quase 350 mil votos, ele teve seu mandato cassado na terça-feira (16) por 7 votos a 0 pelo TSE. Foi alvo de uma ação apresentada pela Federação Brasil da Esperança (PT- PCdoB-PV) e PMN que questionou o registro de candidatura por haver condenação do Tribunal de Contas da União (TCU) por gastos com diárias e passagens de outros procuradores da Lava Jato e porque Dallagnol teria pedido exoneração do cargo público enquanto era alvo de 15 procedimentos administrativos que poderiam levar a sua aposentadoria compulsória ou demissão. “Meu sentimento é de indignação com a vingança sem precedentes que está em curso no Brasil contra os agentes da lei que ousaram combater a corrupção”, afirmou o agora ex-deputado, que deve recorrer da decisão do TSE via STF. Quem teme destino parecido é o senador Sérgio Moro.

AMÉRICA LATINA
Equador desgovernado

Se tem um lugar do mundo que nunca irá te surpreender ele se chama América Latina. Caldeirão de republiquetas que se arrotam ‘republicanas’, a reafirmação da triste sina desta vez fica com o Equador. Na terça-feira (16), um decreto foi publicado em regime de urgência e dissolveu o Congresso Nacional. A decisão do presidente Guillermo Lasso obriga que se convoquem eleições em até seis meses. O gesto extremo ocorre depois que o último passo para o impeachment de Lasso fosse examinado, o que ocorreria no sábado (20). “Esta é a melhor decisão para dar uma saída constitucional à crise política e à comoção interna que o Equador vem enfrentando”, afirmou Lasso.

INTER
Inteligência artificial. Você tem medo de quê?

rad Barket / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Satya Nadella, CEO da Microsoft, disse que o que mais o assusta sobre a inteligência artificial é que “toda a sociedade” precisa se unir para “maximizar a oportunidade e mitigar os perigos” da tecnologia. “Definitivamente queremos os benefícios dessa tecnologia e queremos mitigar as consequências não intencionais”, disse em entrevista que foi ao ar na terça-feira (16) pela americana CNBC. Legisladores e pesquisadores têm imaginado formas de regular a tecnologia emergente de IA.

BRASÍLIA 190
Celular do sub do sub do sub… Assusta Jair

Queiroz. Heleninho. Braga Netto, Michelle, Filhos (de 01 ao infinito)… De toda a turma que cercava o lúmpen-ex-presidente Jair Bolsonaro o que mais tem metido medo no eterno militar é Mauro Cid. Uma espécie de sub-do-sub-do-sub-muito-próximo. A PF encontrou no celular do ajudante de ordens de JB mensagens sobre pagamentos e depósitos em dinheiro em favor da ex-primeira-dama Michelle e de parentes dela. Há também provas de que um dos pagamentos estava vinculado a uma empresa que tinha contrato com governo federal — para completa surpresa de absolutamente zero pessoa. Cid é aquele militar exemplar que está preso porque é acusado de falsificar cartões de vacinação de presidente et al. Na terça-feira (16), aliás, JB esteve na PF para depor sobre esta capivara. Ele afirmou que nunca deu ordens para ninguém fazer nada de errado por ele ou em nome dele. E lá nave va…,

RANKING
Educação: não é aqui que a gente vê

Torrar dinheiro com educação sem conseguir resultados decentes na base ou no topo é mostra de que o sistema adotado aqui falhou terrivelmente. Em um ranking internacional que avalia as melhores universidades do mundo, o Brasil não aparece entre as 100. A primeira menção é num distante 109º lugar, com a Universidade de São Paulo (USP). Organizada pelo Center for World University Rankings (CWUR), consultoria árabe, 20 mil instituições de ensino superior foram avaliadas e as 2 mil mais bem colocadas entraram na lista final. Os critérios incluem qualidade da educação e do corpo docente, empregabilidade dos ex-alunos e pesquisa. Veja as dez melhores: