Uma mulher aposentada da Califórnia, Noreen Wredberg, encontrou uma pedra de diamante amarelo de 4,36 quilates em um parque do estado americano do Arkansas, segundo informações da administração de parques nacionais dos EUA.

Os administradores da reserva disseram que essa foi a maior pedra preciosa encontrada no Parque Estadual Crater of Diamonds em mais de um ano. Wredberg disse que a gema será um presente para seu marido e companheiro de viagens, com quem estava na hora da descoberta.

+ Paixão nacional, churrasco está 17% mais caro para o brasileiro

O Parque Estadual Crater of Diamonds, que quer dizer “cratera de diamantes”, em português, é um destino turístico muito conhecido na região por conta dessas descobertas. Os visitantes do Parque são autorizados a levar para casa as gemas encontradas no passeio, que passam por uma vistoria da administração do parque onde o valor das peças é atestado.

A administração do Parque também disse que, apenas neste ano, 258 diamantes foram encontrados por visitantes desta reserva estadual – o que dá mais de 46 quilates no total. O quilate é uma unidade de medida usada para pesar pedras preciosas – diferente do ouro, onde o quilate é usado para descrever a pureza do metal. Cada um quilate equivale a 200 miligramas de material, o que significa que a gema encontrada por Noreen Wredberg pesa cerca de 0,9 gramas.