Especula-se que a estatal já estaria conversando com representantes de um consórcio chinês. Maravilha, não fosse  um detalhe: no estatuto da Eletrobrás está escrito que a finalidade social da empresa  “contempla apenas investimentos em empreendimentos de geração e transmissão de energia elétrica”. E agora?

 

53.jpg

 

 

Estados Unidos


Os bônus milionários dos advogados

 

Os Estados Unidos são o paraíso dos advogados. Todo mundo processa todo mundo o tempo todo. Os advogados-estrelas, que brilham mais nos tribunais, são contratados a peso de ouro pelos escritórios mais badalados do país e que defendem empresas como a petrolífera Chevron, a oitava empresa de energia do mundo. Esses profissionais também abocanham gordas compensações anuais. A publicação americana especializada The Am Law Daily elaborou dois rankings: o das firmas com maiores receitas e o das que pagam os maiores bônus a seus sócios. Confira:

 

59.jpg

60.jpg

 

 

Argentina


Peso made in Brazil

 

No futebol, Argentina e Brasil são inimigos irreconciliáveis. Mas, depois que a presidente Dilma Roussef visitou a hermana e colega de função Cristina Kirchner, os dois países estão cada vez mais próximos. Estreitando os laços, a Argentina encomendou à Casa da Moeda do Brasil cerca de 900 milhões de cédulas de pesos. O montante deve evitar o desabastecimento dos caixas argentinos. 

 

 

Energia 


Uma petrolífera portuguesa, com certeza

 

A presidente Dilma Roussef liberou a Petrobras do compromisso de comprar 33% do capital da petrolífera italiana Eni na portuguesa Galp Energia. Especula-se que o principal motivo para a desistência do negócio foi o preço. Os italianos insistiam em vender a sua parte por E 4,7 bilhões, mas a Petrobras só concordava em pagar E 3,5 bilhões. A compra era parte de um acordo firmado, no final do ano passado, entre o então presidente Lula e o primeiro-ministro português, José Sócrates. 

 

57.jpg

 

 

Bebidas 


Sabor de felicidade

 

As vendas da Coca-Cola cresceram tanto no ano passado que a companhia precisou antecipar seus investimentos no País. A empresa de refrigerantes, cujo atual slogan é “Abra a Felicidade”, fechou 2010 de bem com a vida, saboreando um faturamento de R$ 17,7 bilhões. Um crescimento recorde de 11%, mais que o dobro dos 5% registrados pelo grupo americano no mundo. Animada com as cifras, a subsidiária brasileira, presidida por Xiemar Zarazúa, vai investir R$ 2,5 bilhões este ano na expansão e construção de novas fábricas – 13,6% mais que o investido em 2010. Zarazúa credita o crescimento à melhoria da renda da população e ao aumento do consumo da classe C. 

 

56.jpg

 

 

Varejo


As vedetes do shopping

 

O que você mais compra quando vai ao shopping? Roupas, livros ou geladeiras? Pois o que mais o brasileiro comprou, em 2010, foi eletrodoméstico, segundo pesquisa da Associação dos Lojistas de Shopping. No total, foram gastos R$ 99 bilhões em produtos nos shopping convencionais, outlets e galerias do País. Desses, R$ 13 bilhões foram gastos com eletrodomésticos. Os estabelecimentos da

região Sudeste foram os que mais venderam: R$ 50,6 bilhões. Confira o ranking dos produtos mais vendidos nesses centros comerciais:

 

 61.jpg

 

 

Mercado digital


Twitter é a bola da vez digital

 

Os executivos do Facebook e do Google estão de olho no irmão mais novo, menos robusto, mas com grande potencial, o Twitter. Os dois gigantes da internet querem comprar o caçula, que alçou voo em 2006 pelas mãos dos americanos Evan Willians, Biz Stone e Jack Dorsey, dois anos após o Facebook e oito depois do Google. O interesse gerou especulações sobre o valor de mercado da jovem empresa. Apesar de só ter faturado US$ 45 milhões em 2010, o microblogging pode chegar a valer até US$ 10 bilhões. Apesar do ti-ti-ti virtual, Facebook e Google não comentam o interesse. 

 

54.jpg

 

 

Política econômica 

 

55.jpg

“O prêmio da GCR é um passaporte para o Brasil à elite das agências antitruste do mundo”

 

O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Fer–nando Furlan, falou à DINHEIRO sobre o prêmio que o Cade recebeu semana passada, o Global Compe–tition Review Awards, e a dinâmica do conselho para a aprovação de aquisições e fusões de empresas.

 

Qual a importância desse prêmio? 

É o primeiro prêmio internacional que o Cade recebe. A Global Competition Review é uma publicação britânica especializada, considerada a mais autorizada do mundo no tema da concorrência. Esse reconhecimento é um passaporte para a elite das agências antitruste do mundo e coloca o Brasil na vanguarda mundial. 

 

Quantos processos o Cade analisou em 2010? 

Julgamos 765 processos, noano passado. 

 

Como andam os grandes processos como o da BR Foods/Sadia e da Nestlé/Garoto?

Estou impedido no caso BRFoods, portanto, não tenho informações de mérito. Pelo que ouvi do relator do caso, (Carlos) Ragazzo, espera-se que seja julgado ainda no primeiro semestre de 2011. Quanto ao caso da Nestlé/Garoto, reprovado pelo Cade, agora está na Justiça, no TRF de Brasília.

 

Na semana passada, o órgão chileno similar ao Cade suspendeu a fusão da Lan com a TAM. Como está esse processo aqui? 

Nem sequer chegou ao Cade para julgamento.

 

 

Números


US$ 221 bilhões – foi o volume bruto gerado por 2,8 bilhões de transações de compra e saque com cartões MasterCard (excluindo as marcas Cirrus e Maestro) na América Latina e Caribe, em 2010

 

R$ 6,2 bilhões - foi quanto a venda de 440.343 unidades de medicamentos genéricos gerou em 2010, no Brasil, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos

 

US$ 3,5 bilhões - foram destinados a projetos de sustentabilidade em 2009 no mundo, segundo estudo encomendado pelo Banco Inter-Americano de Desenvolvimento

 

US$ 1,6 bilhão - é o valor que a petrolífera anglo-holandesa Shell planeja investir, ainda neste ano, na joint venture formada com a brasileira Cosan

 

R$ 5  milhões - foi quanto o País gastou no tratamento de pacientes com câncer de esôfago, cólon e reto que podem ter sido provocados pela obesidade. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, 30% dos casos teriam sido evitados com atividades físicas e dieta saudável

 

 

Curtas

 

A Wizard vai à China. A rede  paulista de idiomas fechou parceria com a Secretaria da Educação de Xangai para ensinar inglês a dez mil chineses. O programa vai focar em alunos que estejam cursando o equivalente ao ensino fundamental no Brasil. 

 

Tim-tim! Os espumantes nacio–nais tiveram 12% de aumento nas vendas em 2010 no Brasil. As vinícolas gaúchas comercializaram 12,5 milhões de litros no ano. 

 

A  KFC esquentou a chapa. A rede americana, famosa por seus frangos fritos, mas que nunca emplacou por aqui, inaugurou sua primeira flagship no Brasil. Localizada no bairro carioca de Botafogo, a loja tem 400 m², capacidade para atender 20 mil pessoas por mês e consumiu R$ 2 milhões em investimentos.

 

Com Suzana Borin