Um peixe-lua é o maior peixe ósseo já registrado por cientistas. Ele foi encontrado morto próximo à Ilha de Faial, nos Açores, em Portugal, em dezembro do ano passado e pesa 2.744 quilos. O estudo que descreve o animal foi publicado no início do mês pelo Journal of Fish Biology.

José Nuno Gomes-Pereira, da Associação Naturalista do Atlântico, em Portugal, e seus colegas encontraram o peixe-lua morto a flutuar na costa da Ilha do Faial. Gomes-Pereira e sua equipe conseguiram puxar a carcaça para a praia para pesar, medir e amostrar o DNA do animal.

+Rio ganha laboratório de biologia molecular

Com um guindaste, eles pesaram e chagaram à conclusão de que o peixe era mais de 400 quilos mais pesado do que o registrado anteriormente. Uma fêmea da mesma espécie havia sido encontrada em Kamogawa, no Japão, em 1996, que pesava 2.300 quilos e 272 centímetros de comprimento.

O tubarão-baleia é maior peixe conhecido e chega a ter 30 toneladas. No entanto, os cientistas portugueses afirmam que, entre os ósseos, esse peixe-lua é o maior já registrado. Embora os integrantes da equipe que encontrou o peixe-lua não saibam o que matou o peixe, eles encontraram uma grande depressão semicilíndrica próximo da sua cabeça marcada com tinta vermelha, normalmente vista na quilha dos barcos. Não está claro, entretanto, se essa marca aconteceu antes ou depois que o peixe morreu.