Internet

 

Grande sucesso entre os programas humorísticos nacionais na internet, a trupe de comediantes do Porta dos Fundos, liderada por Fábio Porchat, Antonio Tabet e João Vicente de Castro, tornou-se agora a queridinha da publicidade. Na semana passada, duas marcas anunciaram apoio às suas esquetes cômicas na web. O grupo Petrópolis passou a patrocinar a trupe por meio de sua cerveja Itaipava, que já foi incluída, como product placement, em um dos seus últimos vídeos. A parceria foi firmada através da agência Y&R. Já a marca LG produziu quatro videodocumentários que mostram os bastidores das filmagens do Porta dos Fundos, para promover o telefone LG Optimus G. O canal do grupo humorístico já atingiu 232 milhões de acessos no YouTube. No fim de abril, tornou-se o canal brasileiro mais acessado no site de compartilhamento de vídeo, com 24 milhões de visualizações em 15 dias.

 

76.jpg

 

 


Agências


Disputa de gigantes

 

O grupo ABC, de Nizan Guanaes, o maior de publicidade do País, perdeu para o alemão Media Consulta uma posição no ranking de maiores do mundo, ficando agora em 19º. Veja o faturamento dos gigantes do negócio da publicidade, segundo a publicação americana Advertising Age:

 

77.jpg

 

 

 


Marca


Reunião de bambas

 

A agência TBWA anunciou a criação de uma nova empresa voltada à reputação corporativa e aos trabalhos de marca. A Corpora-Br reúne como sócios Luiz Lara, da Lew’LaraTBWA, Dalton Pastore, ex-presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade, e José Victor Oliva, da Holding Clube.

 

 



Marketing


Da cor do Brasil

 

Chegaram às gôndolas as latinhas do refrigerante Coca-Cola que combinam o seu tradicional vermelho com as cores da bandeira do Brasil. Dessa forma, a empresa espera repetir um pouco do sucesso da ação que traz nome de pessoas nas latas da Coca-Zero.

 

78.jpg

 

 

 

Música


A moda de Beyoncé

 

A cantora pop Beyoncé lança moda ao divulgar sua nova música de trabalho em uma propaganda para a loja de vestuário sueca H&M. O vídeo apresenta a estrela utilizando peças da coleção primavera-verão da rede, enquanto canta Standing in the sun. No começo de abril, ela já havia estrelado um comercial para a Pepsi.

 

79.jpg

 

 


Bate-papo


Fernando Figueiredo, CEO da Bullet 

 

Especializada em ações de marketing e promoções, a Bullet, do grupo Talkability, aumentou em 300% o seu faturamento com a realização de eventos corporativos, nos últimos dois anos. Figueiredo fala sobre esse nicho:

 

80.jpg

 

Por que o mercado de eventos tem crescido a uma velocidade acima da do setor de publicidade?

O crescimento que percebemos nesse mercado não tem nada a ver com a Copa do Mundo ou com a Olimpíada. Apesar de serem grandes eventos, no fim das contas, existem poucos projetos relacionados diretamente a eles. A expansão tem mais relação com o aquecimento econômico dos últimos anos.

 

Que eventos são esses?

Hoje há muito mais verba para eventos corporativos. Grandes companhias estão contratando empresas de marketing até para organizar convenções de vendas. Mesmo quando é evento interno, há todo um trabalho de fechar um conceito que se quer transmitir. Às vezes, a convenção é até mais interessante de fazer, porque eventos externos costumam ser muito curtos.

 

Quais os riscos de um evento?

Muita coisa pode dar errado. O artista que falta. A tenda que cai. Até por isso, os anunciantes procuram empresas que já mostraram eficácia no passado.