19/08/2022 - 22:00
Pela primeira vez, os americanos estão assistindo mais streaming de TV do que a cabo, de acordo com um relatório da Nielsen. O marco é esperado há muito tempo, já que os espectadores mudam seus hábitos de visualização e trocam seus caros pacotes de cabos por alternativas mais baratas.
Em julho, o streaming atingiu 34,8% da participação no consumo total de TV, um crescimento de quase 23% no ano passado. A audiência de TV a cabo e de transmissão caiu ano a ano, com a primeira representando 34,4% e a última representando apenas 21,6%. Ambos caíram cerca de 10% em relação a julho de 2021.
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Nielsen observa que o streaming já ultrapassou a transmissão antes, mas é a “primeira vez que também superou a exibição a cabo”. Netflix, Hulu e YouTube também capturaram recordes de compartilhamentos, com a Netflix ( NFLX ) sendo a maior plataforma de streaming graças à nova temporada de “Stranger Things”.
As descobertas do relatório não são surpreendentes, mas são um ponto de inflexão para o típico telespectador americano, bem como para a indústria. As empresas de entretenimento estão gastando bilhões de dólares reforçando seus serviços de streaming para se prepararem para o futuro. Mas os dias de glória do streaming já podem ter acabado: a guerra para conquistar assinantes a qualquer custo acabou.
A Disney ( DIS ) está subindo os preços depois de perder muito dinheiro em seus vários serviços de streaming. A Netflix recentemente aumentou os preços e está reprimindo o compartilhamento de senhas. A Warner Bros. Discovery está descartando filmes e séries a torto e a direito e revertendo sua controversa estratégia de tudo sob um teto de streaming. Todos os três serviços estão expandindo suas ofertas suportadas por anúncios.
O streaming em si não vai a lugar nenhum – é o presente e o futuro de Hollywood – mas os gastos agora, as perguntas posteriores parecem estar chegando ao fim à medida que esses serviços amadurecem e as empresas de mídia se apegam ao que gera dinheiro.
“As guerras de streaming acabaram porque o crescimento de assinantes parou”, disse Michael Nathanson, analista de mídia da MoffettNathanson. “Você está lutando uma guerra em uma terra que não tem mais recursos.”