11/02/2015 - 7:05
Pelo menos 19 soldados ucranianos morreram nas últimas 24 horas em combates no leste da Ucrânia, anunciou nesta quarta-feira o porta-voz do exército do país, poucas horas antes da reunião de cúpula de Minsk (Belarus).
“Dezenove soldados morreram e 78 ficaram feridos nas últimas 24 horas”, declarou Vladislav Selezniov.
Cinco soldados morreram em um ataque com lança-foguetes contra a cidade de Kramatorsk, sede do quartel-general do exército ucraniano no leste separatista.
Além disso, quatro pessoas morreram nesta quarta-feira em ataques contra um ponto de ônibus e uma unidade metalúrgica na cidade ucraniana de Donetsk.
Um motorista de ônibus morreu em um ataque com morteiros contra um ponto no centro de Donetsk, informou o porta-voz dos rebeldes, Ivan Prijodko.
Um funcionário da usina metalúrgica informou que três pessoas morreram no ataque contra a unidade, incluindo dois guardas.
O conflito entre o exército ucraniano e os separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia deixou mais de 5.300 mortos desde abril do ano passado.
O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, considera a reunião de Minsk como “uma das últimas oportunidades de instaurar um cessar-fogo incondicional e obter a retirada do armamento pesado”.
O encontro terá a presença de Poroshenko, dos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e França, François Hollande, além da chanceler da Alemanha, Angela Merkel.