Os peritos criminais da Polícia Federal (PF) produziram em três anos da Operação Lava Jato um acervo de 1.132 laudos, jamais igualado em outras missões. Entre março de 2014 e março de 2017, eles entregaram 390 Laudos de Exame de Equipamento Computacional Portátil, 286 de Exame de Dispositivo de Armazenamento Computacional, 258 de Exame de Equipamento Computacional, 80 de Exame Financeiro, 43 de Exame Contábil, 23 de Exame de Local da Internet e 16 de Exame Documental de Engenharia.

A atuação dos peritos criminais federais é fundamental para a conclusão dos inquéritos da Polícia Federal. Os laudos por eles produzidos dão sustentação às investigações e às denúncias criminais levadas à Justiça pelo Ministério Público.

Os peritos são profissionais metódicos, que agem com discrição e são conhecidos pela imparcialidade e isenção. O perito Fábio Salvador, que atua na PF no Paraná – base da maior operação de combate à corrupção já realizada no Brasil -, é apontado como o “cabeça da criminalística” em Curitiba. Graduado em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado e doutorado em engenharia mineral pela USP, ele comanda uma equipe com mais de 30 peritos criminais federais.

Laudos produzidos *

Laudo de Exame de Equipamento Computacional Portátil: 390

Laudo de Exame de Dispositivo de Armazenamento Computacional: 286

Laudo de Exame de Equipamento Computacional: 258

Laudo de Exame Financeiro: 80

Laudo de Exame Contábil: 43

Laudo de Exame de Local da Internet: 23

Laudo de Exame Documental de Engenharia: 16

*Dados atualizados referentes ao período de março de 2014 a março de 2017