Executivos do mercado financeiro estão insatisfeitos com os rumos da economia no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que mostra a pesquisa “O que pensa o mercado financeiro”, divulgada nesta quarta-feira (15) pela Genial/Quaest. A sondagem, feita com 82 executivos de São Paulo e do Rio de Janeiro, indica que 98% do mercado não concorda com a condução da política econômica. 

+ Acertar a mão no arcabouço fiscal é mais relevante do que discutir meta de inflação, diz Haddad

Questionados sobre a atuação de Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o chefe da pasta está melhor avaliado: 90% consideram o trabalho de Lula negativo; sobre Haddad, 10% acham positiva; 52%, regular; e 38%, negativa.

Em relação ao controle da inflação, 68% consideram que o governo não está preocupado e 32% pensam o oposto. Do total, 36% esperam uma inflação acima de 6%; já 22% dos entrevistados acreditam que a ficará em 6%

Do total de entrevistados, 90% definem como negativa a relação do governo Lula com o Banco Central e apenas 7% têm expectativa de que o relacionamento possa melhorar. 43% acreditam que ficará igual e 49%, que vai piorar.

Em relação às expectativas para os próximos 12 meses, 73% afirmam que haverá recessão e 78% acreditam que a economia vai piorar.