27/04/2023 - 15:45
Uma pesquisa realizada por especialistas da Universidade John Hopkins mostrou que um hidrogel foi capaz de curar 100% um câncer cerebral em ratos.
A substância combina drogas anticancerígenas e anticorpos para atingir células cancerígenas remanescentes após a remoção cirúrgica de um tumor e desencadear uma resposta imune contra o glioblastoma.
+Ucraniana Antonov desmente governo de SP sobre investimento no Brasil
“Apesar dos avanços tecnológicos recentes, há uma necessidade extrema de novas estratégias de tratamento. Achamos que este hidrogel será o futuro e complementará os tratamentos atuais para o câncer cerebral”, disse Honggang Cui, engenheiro químico e biomolecular da Universidade Johns Hopkins que liderou a pesquisa.
Sua equipe combinou uma droga anticancerígena e um anticorpo em uma solução que se transforma em um gel para preencher os pequenos sulcos deixados após a remoção cirúrgica de um tumor no cérebro. O gel pode atingir áreas que a cirurgia não alcança e os medicamentos atuais lutam para matar as células cancerígenas remanescentes e suprimir o crescimento do tumor. Os resultados foram publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
Apesar do avanço na pesquisa, os pesquisadores afirmaram que a cirurgia é essencial para o tratamento já que a aplicação do gel diretamente no cérebro sem remoção cirúrgica do tumor resultou em uma taxa de sobrevivência de 50%.
“A cirurgia provavelmente alivia parte dessa pressão e permite mais tempo para o gel ativar o sistema imunológico para combater as células cancerígenas”, disse Cui.