O Dia das Mães se aproxima e os brasileiros estão se preparando para comprar presentes no momento que é considerado pelos varejistas como a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda melhor do ano em termos de faturamento, perdendo apenas para o Natal. Pesquisa do Mercado Pago revela que, neste ano, os consumidores pretendem gastar mais do que no ano passado: 47% dos entrevistados disseram querer comprar presente com valor maior e 40% afirmaram que gastarão o mesmo que em 2022, o que reflete a importância das pesquisas de preços de forma antecipada.

O estudo, realizado com mais de 30 mil usuários do banco digital no início de abril, mostra também que 41% já começaram a pesquisar o presente no começo de abril, enquanto 33% afirmaram que começariam a procurar com duas semanas de antecedência. “Dos participantes da pesquisa, 29% pretendem gastar entre R$100 e R$200, enquanto 24% afirmaram que devem investir acima de R$300”, conta Ignácio Estivariz, Head de Banco Digital do Mercado Pago.

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Moda lidera preferências de compras

Para 30% dos entrevistados, Moda será o principal segmento para presentear no Dia das Mães. Casa e Decoração aparece com 20% de intenção de compra seguidas por itens de tecnologia (19%) e cosméticos (15%),

“As pesquisas para os presentes são feitas majoritariamente pela internet”, comenta Estivariz. “87% dos entrevistados preferem buscar os presentes online, seja por meio de marketplace, como o Mercado Livre, lojas virtuais ou até redes sociais”.

Cartão de crédito é o meio de pagamento preferido

O levantamento indica que a maioria dos usuários (53%) pagará suas compras com o cartão de crédito e 17% devem utilizar alguma linha de crédito. Já o cartão de débito e o Pix serão os meios de pagamento utilizados por 13% e 12%, respectivamente.

Em relação à quantia que os consumidores pretendam gastar com presentes para a data, a maioria (29%) diz que planeja dispender entre R$100 e R$200. 24% afirmam querer gastar acima de R$300; 23% entre R$50 e R$100; 15% entre R$200 e R$300; e 9% até R$50.

Lojas físicas lideram preferência

Outro estudo feito feito em todas as capitais pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise, revela que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período. A expectativa é que aproximadamente 128,7 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$33,2 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.

As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores: 72% afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes presencialmente, sobretudo nos shopping centers (31%) e em lojas de rua (18%). A internet aparece como local de compra de 40% dos consumidores, principalmente em sites e lojas virtuais (36%). Considerando os que pretendem fazer compras em sites e lojas online, os mais citados são os varejistas nacionais (57%), varejistas internacionais (51%) e lojas de roupas (35%).