Um relatório feito pelo monitor de mercado Luminate e divulgado pela Music Business Worldwide mostrou que a maioria das pessoas estão preferindo ouvir músicas mais antigas do que lançamentos. 

O levantamento levou em conta o número de streams, downloads e compra de mídia física. Ele mostrou que somente 27,6% das músicas consumidas no primeiro semestre de 2022 eram lançamentos, o que representou uma queda de 1,4% em comparação com 18 meses atrás. 

+Covid-19 pode alcançar o cérebro pelo nariz, diz pesquisa

No entanto, ele também indica que as músicas mais consumidas também não são tão antigas assim. Mais de um terço delas foram lançadas entre 2017 e 2019. 

Um fenômeno que vem fazendo o interesse por músicas mais velhas crescerem são os filmes e séries consumidos pelo público jovem. 

A quarta temporada de Stranger Things foi responsável por colocar  “Master of Puppets”, do Metallica, e “Running Up That Hill”, de Kate Bush, de volta às paradas de sucesso. Já “Sweet Child o’ Mine” e “Welcome to the Jungle”, do Guns n’ Roses, ficaram na 2ª e 3ª colocação da lista Hot Hard Rock da Billboard depois de aparecerem no filme da Marvel “Thor: Amor e Trovão”.