28/07/2025 - 10:57
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira, 28, a redução dos preços de venda da molécula de gás natural em 14% para as distribuidoras na comparação com o trimestre anterior. A redução passa a valer em 1º de agosto.
Segundo a estatal, este tipo de contrato já prevê atualizações a cada três meses, com ajustes vinculados às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio em relação ao dólar.
+Petrobras vai voltar a ter postos de combustíveis? Entenda preocupação do mercado
+Faremos leilão com preço do gás no Brasil entre US$ 5 a US$ 7, diz ministro
Neste trimestre, a Petrobras identificou uma queda de 11,0% no valor do barril de petróleo e uma apreciação de 3,2% no câmbio.
A petroleira informa ainda que já reduziu os preços do gás natural em pelo menos 32% desde dezembro de 2022.
Ainda não é possível atestar que a redução vá chegar aos consumidores, já que outros fatores como frete, tributos regionais e as margens de lucro de distribuidoras e revendedoras também impactam os preços.
Política de preços da Petrobras
A atual política de preços da Petrobras busca refletir os preços internacionais, sem repassar as oscilações para o consumidor. A petroleira no entanto é alvo de críticas por não ter divulgada uma fórmula concreta para como o cálculo é feito.
Nos últimos messes, o preço do petróleo passou por seguidas quedas no mercado internacional, resultado da política turbulenta do governo Donald Trump nos Estados Unidos. Expectativas de uma desaceleração econômica global derrubaram os preços futuros. Ao mesmo tempo, a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) anunciou aumentos na produção.