16/06/2025 - 11:31
Os contratos futuros de petróleo aceleraram queda na manhã desta segunda-feira, 16, após reportagem do The Wall Street Journal revelar que o Irã teria sinalizado disposição em reduzir as hostilidades com Israel e potencialmente retomar negociações nucleares com os EUA.
+Conflito entre Israel e Irã entra no 4º dia sem sinal de cessar-fogo
+Israel x Irã: o que está em jogo para a economia global?
Às 11h09 (de Brasília), o barril do WTI para julho cedia 3,44%, a US$ 70,47, e o do Brent para agosto perdia 3,44%, a US$ 71,69.
Apesar da notícia do The Wall Street Journal, o Irã disparou uma nova rodada de mísseis contra Israel na manhã desta segunda-feira (16/06), matando ao menos oito pessoas e ferindo 92, segundo os serviços de emergência de Israel, em resposta a ataques israelense que atingiram território iraniano pela quarta noite consecutiva.
Petróleo disparou após ataque de Israel
Os contratos futuros de petróleo fecharam a última sexta-feira, 13, em forte alta de cerca de 7%, depois de saltarem mais de 10% durante a madrugada, em reação aos ataques israelenses contra instalações nucleares e militares do Irã.
O comércio de petróleo do Irã é restringido por sanções ocidentais e proibições de importação, e Israel exporta apenas pequenas quantidades de petróleo e derivados. A China é o único cliente do petróleo iraniano, mas poderia buscar fontes alternativas de abastecimento entre os exportadores do Oriente Médio e a Rússia.