NOVA YORK, 12 julho 2013 (AFP) – Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta sexta-feira em Nova York, impulsionados pelo forte aumento dos preços da gasolina nos Estados Unidos e o otimismo dos investidores sobre a primeira economia mundial e a demanda energética.

 

O barril de “light sweet crude” (WTI) para entrega em agosto aumentou 1,04 dólar no New York Mercantile Exchange (Nymex) a 105,95 dólares.

 

No Intercontinental Exchange (ICE) de Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em agosto terminou a 108,81 dólares, uma alta de 1,08 dólar em relação ao fechamento de quinta-feira.

 

O preço do WTI “foi sustentado pelo da gasolina, que avançou cerca de 10 centavos o galão por causa de problemas em muitas refinarias”, disse o analista independente Andy Lipow.

 

O galão (3,79 litros) de gasolina para entrega em agosto fechou a 3,1175 dólares contra 3,0214 dólares na véspera, depois de um pico de 3,1455 dólares.

 

Impulsionado pelas tensões políticas no Egito e a forte queda das reservas de petróleo nos Estados Unidos, o WTI avança com força há dias: na quarta-feira alcançou seu nível mais alto em quinze meses, antes de uma pausa na quinta-feira.

 

Os níveis históricos alcançados na quinta-feira pelos índices Dow Jones e S&P 500 em Wall Street “preveem uma melhora da economia e, por sua vez, uma recuperação da demanda de petróleo”, disse Carl Larry, da Oil Outlooks and Opinion.

 

Os indicadores econômicos divulgados durante o dia, contudo, foram mistos.

 

O otimismo dos consumidores caiu em julho nos Estados Unidos a 83,9, segundo a primeira estimativa para o mês atual do índice de confiança dos consumidores publicado pela Universidade de Michigan, surpreendendo os analistas, que esperavam uma alta a 85.

 

Já os preços de produção subiram 0,8% em junho, alcançando seu nível mais alto desde setembre de 2012.