02/07/2013 - 2:37
NOVA YORK, 2 julho 2013 (AFP) – Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta terça-feira em Nova York, depois de alcançar os 100 dólares por barril, com investidores preocupados com eventuais perturbações da oferta de petróleo no Oriente Médio, e após a divulgação de indicadores positivos nos Estados Unidos.
O barril de “light sweet crude” (WTI) para entrega em agosto avançou 1,61 dólar a 99,60 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).
O petróleo nova-iorquino não fecha acima dos 100 dólares desde maio de 2012.
Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em agosto fechou em U$104,00 no Intercontinental Exchange (ICE), em alta de U$1,00.
O mercado da energia “é afetado pelas tensões no Oriente Médio”, destacou Carl Larry, da Oil Outlooks and Opinion.
No Egito, partidários e opositores do presidente Mohamed Mursi voltaram a sair às ruas nesta terça-feira em uma atmosfera tensa, antes do fim do ultimato militar que pede ao chefe de Estado “satisfazer as demandas do povo”.
Os investidores temem que as tensões se propaguem a outros países da região, que produz um terço de petróleo do mundo.
As últimas estatísticas sobre a economia norte-americana também estimulam a demanda e pressionam o preço para a alta. Em maio, os pedidos à indústria nos Estados Unidos aumentaram 2,1%.