15/05/2014 - 17:55
Os preços do petróleo fecharam em baixa nesta quinta-feira em Nova York, em contexto de oferta próxima a níveis recorde nos EUA, e indicadores econômicos díspares no país que mais consome petróleo cru do mundo.
O barril de “light sweet crude” (WTI) para entrega em junho retrocedeu aos 87 centavos, a 101,50 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).
Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega no mesmo período terminou em 110,44 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), com alta de 25 centavos em relação ao fechamento da quarta-feira.
“Está claro que o mercado de petróleo está amplamente abastecido nos EUA e é isso que pesa sobre os preços”, avaliou Bob Yawger, da Mizuho Securities.
O ritmo de produção nos Estados Unidos está em níveis recordes: cerca de 8,428 milhões de barris diários na semana que terminou no dia 9 de maio, segundo o Departamento de Energia, um pico desde outubro de 1986.
Em relação aos indicadores, os registros de seguro desemprego baixaram de forma surpreendente no início de maio no país, chegando ao nível mais baixo em sete anos. Mas a produção industrial baixou em abril, ao contrário do esperado, após dois meses consecutivos de alta.
O Brent, por outro lado, subiu devido às tensões na Ucrânia, onde se intensificam os confrontos entre o Exército ucraniano e os separatistas pró-russos no leste.
bur-ppa/sl/mr/cd/cc/dm