19/09/2014 - 17:10
Os preços do petróleo cotado em Nova York fecharam em queda nesta sexta-feira, afetados pela alta do dólar e por preocupações relativas à demanda mundial.
O barril de “light sweet crude” (WTI) para entrega em outubro recuou 66 centavos, a 92,41 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).
Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em novembro fechou em 98,39 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), com alta de 69 centavos em relação a quinta-feira.
“O dólar voltou a pesar sobre os preços do petróleo hoje”, afirmou Phil Flynn, da Price Futures Group, atribuindo a queda dos preços do petróleo à valorização da moeda americana.
“No que se refere à oferta, o mercado continua influenciado pelo aumento consistente das reservas semanais de petróleo bruto nos Estados Unidos, um sinal pouco alentador para a demanda do primeiro consumidor mundial da matéria-prima”, lembrou Kilduff.
Os mercados também temiam que uma vitória dos separatistas na Escócia criasse um precedente na Europa, favorecendo as reivindicações separatistas de outras regiões, principalmente na Espanha, desestabilizando uma economia já frágil.
ppa/jld/ja/cc