16/12/2010 - 3:41
Os preços do petróleo caíram nesta quinta-feira em Londres e Nova York ante o esgotamento do impulso dado na quarta-feira pela queda espetacular das reservas de petróleo nos Estados Unidos.
No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do “light sweet crude” negociado nos EUA) para entrega em janeiro terminou em 87,70 dólares, com menos 92 centavos em relação à quarta-feira.
Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento perdeu 49 centavos, a 91,71 dólares.
“Simplesmente não houve convicção no mercado para superar a barreira dos 90 dólares o barril”, afirmou John Kilduff, da Again Capital.
Após duas semanas nas quais o mercado tenta ultrapassar esta barreira psicológica, este novo fracasso provocou realização de lucros, constatou o analista.
Na quarta-feira, o mercado foi sustentado pela forte queda das reservas de petróleo na semana passada nos Estados Unidos, de 9,9 milhões de barris, anunciada pelo informe semanal do departamento de Energia.
Mas apesar desta forte queda, “o mercado conseguiu apenas fechar em alta de 34 centavos”, disse Tom Bentz, de BNP Paribas.
Os analistas não deixaram de afirmar que se tratou de uma questão de calendário: no fim do ano, as refinarias e indústrias de petróleo liquidam suas reservas para reduzir os impostos a pagar sobre os estoques que possuem.
Ao lado disto, a demanda continua “tímida nos Estados Unidos, apesar do tempo frio que afeta diversas regiões”, notou Tom Bentz.
O anúncio de uma queda dos pedidos de seguro-desemprego na semana passada nos Estados Unidos teve um impacto limitado na atitude do mercado, que evoluiu no vermelho desde a abertura em Nova York.
Os indicadores publicados nesta quinta-feira não foram conclusivos, principalmente o componente de emprego do índice de atividade manufatureira na região da Filadélfia (leste).
mla/sl/ma