A Pfizer e Biontech solicitaram ao Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos  a autorização para o uso emergencial da nova dose de reforço da vacina adaptada contras as subvariantes BA.4 e BA.5 da Ômicron para pessoas a partir de 12 anos.

Se autorizada pelo FDA, equivalente a nossa Anvisa, a Pfizer garante “iniciar imediatamente a distribuição dos reforços bivalentes Omicron BA.4/BA.5, para ajudar a proteger indivíduos e famílias enquanto nos preparamos para possíveis picos de outono e inverno”, de acordo com Albert Bourla, presidente e diretor executivo da Pfizer em nota à imprensa.

+ Ainda devo usar máscara? Especialistas tiram dúvidas sobre o uso do equipamento

As vacinas atualizadas tem condições de combater a cepa original da covid, que surgiu no final de 2019 na China, além das variantes Ômicron, mais contagiosas.

Autorização na Europa

A Pfizer ainda informou que um pedido de autorização emergencial também foi iniciado com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para a mesma vacina bivalente adaptada as subvariantes BA.4 e BA.5 do Ômicron e deve ser concluído nos próximos dias.