A economia da Alemanha sofreu uma ligeira contração no terceiro trimestre de 2023, segundo relatório mensal do banco central do país, o Bundesbank. No documento, publicado nesta segunda-feira, 23, o Bundesbank avalia que a demanda externa por bens industriais permaneceu fraca e que a alta nos custos de financiamento prejudicou os investimentos, fatores que pressionaram a demanda doméstica na indústria, principalmente na área de construção.

+Scholz expressa “vergonha” pelo antissemitismo na Alemanha

A produção de automóveis caiu de forma particularmente acentuada, enquanto empresas do setor industrial relataram gargalos persistentes e crescente falta de demanda, diz o BC alemão.

Por outro lado, um mercado de trabalho robusto e um forte avanço dos salários, juntamente com a queda da inflação, ajudaram a economia alemã no trimestre, afirma o relatório. Mas indicadores apontaram fraqueza nas vendas do varejo e pesquisa do instituto GfK mostrou que os alemães estão poupando mais do que gastando.

A agência de estatísticas da Alemanha, a Destatis, publica sua primeira estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre em 30 de outubro.