A partir deste sábado, 29, a fintech PicPay anuncia a introdução de uma taxa de inatividade para seus clientes. Contas que permanecerem inativas por um período de 360 dias estarão sujeitas a uma taxa mensal de R$ 10, limitada a um máximo de 12 meses ou até que a conta seja zerada.

Essa tarifa será aplicada somente aos clientes que não realizarem nenhuma movimentação financeira ou acesso ao aplicativo durante o período de inatividade. Além disso, a cobrança está condicionada ao saldo disponível na conta do usuário. Aqueles que não possuem fundos no PicPay não serão afetados pela taxa.

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A chamada “taxa de inatividade” é uma prática comum no mercado financeiro e é usada como forma de compensação pelas instituições financeiras, que têm custos operacionais para manter contas inativas.

No entanto, os clientes têm à disposição algumas alternativas para evitar a cobrança da taxa de inatividade. A mais simples é utilizar o aplicativo do PicPay e realizar qualquer serviço financeiro oferecido pela fintech. Ao realizar uma movimentação na conta, o valor da taxa para de ser cobrado automaticamente.

Outra opção disponível é o cancelamento do cadastro na instituição. Para efetuar o cancelamento, o usuário pode acessar a tela inicial do app, clicar na foto de perfil e selecionar a opção “Encerrar minha conta”. É importante lembrar que, para concluir o processo com sucesso, o usuário deve zerar o saldo disponível no aplicativo e garantir que não existam transações pendentes.

ESCLARECIMENTO DA PICPAY

O PicPay esclarece que a cobrança de tarifa por inatividade é uma prática de mercado aplicada nas situações em que o cliente tenha deixado de fazer movimentações em sua conta nos últimos 360 dias. A medida está contemplada nos termos de uso do PicPay e trata-se de um mecanismo utilizado pelas instituições para reduzir custos com contas sem movimentações. A companhia também reforça que a cobrança está condicionada ao saldo em conta do usuário e, portanto, não vai se configurar em dívida para o cliente.