A realidade do trabalho remoto ainda está longe de muitas empresas. Há gestores que ainda não confiam nesse modelo. Outros, que querem controlar seus funcionários de perto, como é caso de Elon Musk, que tem exigido a volta à jornada 100% presencial ainda neste ano em sua mais recente aquisição, o Twitter. Na contramão desse exemplo, a startup brasileira Pier, focada em seguros para celular e automóveis, decidiu optar por um expediente 100% remoto e assíncrono, no qual os colaboradores podem trabalhar em qualquer localidade (do País ou do mundo) e não são submetidos a uma carga horária específica.

De acordo com uma pesquisa do Slack Future Forum, pessoas que trabalham com a possibilidade de flexibilizar local e horário são 29% mais produtivas e 53% mais focadas do que aquelas que precisam trabalhar com local e horário definidos. No entanto, a mesma pesquisa mostrou que 85% dos líderes das empresas não se sentem confiantes sobre seus colaboradores trabalharem de forma flexível.

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Para Igor Mascarenhas, CEO e cofundador da Pier, essa flexibilidade para os funcionários é sinônimo de sustentabilidade, porque colabora para um bom ambiente de trabalho. Alguns funcionários da empresa optam até por trabalhar em outros países, o que não afeta o modelo de negócio totalmente digital da empresa pela assincronicidade. “O respeito às pessoas e a credibilidade que damos à estrutura da empresa reflete na nossa experiência e na forma como o colaborador lida com os clientes, refletindo diretamente na rentabilidade e crescimento de médio e longo prazo”, disse.

O ambiente de trabalho da startup não é sinônimo de diversidade somente pelos horários ou locais de trabalho, mas também pelas pessoas, sendo que hoje, 48% da equipe é composta por mulheres e 50% estão em cargos C-Level. Em diversidade de gênero, 35% da empresa se autodeclara não-branca e 25% como LGBTQIA + e, além disso, o time conta com uma faixa etária elástica de 16 a 80 anos, com profissionais espalhados por 18 estados brasileiros, além de países das Américas e Europa, como Portugal, Argentina e Canadá.

Com quase 300 colaboradores, a Pier mostra que todo esse esforço não é em vão, alcançando a 15ª posição no ranking de Top Startups do Linkedin e sendo uma das empresas mais bem avaliadas no GlassDoor, plataforma de busca de vagas e de avaliação de empresas, com uma nota geral de 4,9, na classificação que vai até 5,0.