16/11/2021 - 19:43
Algumas pessoas já receberam propostas de investimentos envolvendo uma pirâmide financeira com promessas de grandes e rápidos ganhos de dinheiro.
O advogado Daniel Silva, da Galvão & Silva Advocacia, explica o que é e como se proteger dessa atividade considerada criminosa.
O que é pirâmide financeira?
Pirâmide financeira é o nome dado a qualquer modelo comercial profundamente dependente de novos recrutados para participação deste negócio. É diferente de um modelo tradicional, pois um empreendimento tradicional tem o crescimento baseado no aumento de vendas para clientes, enquanto uma pirâmide financeira se baseia em vendas para novos recrutados.
É crime?
No Brasil, costuma-se enquadrar as pirâmides financeiras como um crime contra a economia popular. Além disso, os responsáveis podem ser acusados de estelionato, a depender a interpretação. Logo, trata-se de um crime e, também, daquilo que popularmente chamamos de golpe.
É perigoso?
A pirâmide financeira é extremamente perigosa, pois ocorre em alta velocidade, atingindo progressivamente mais vítimas, que investem seu dinheiro e raramente o recuperam. Desta forma, toma proporções sociais enormes, causando prejuízos para um grande número de pessoas.
Como identificar?
O passo principal para identificar um esquema de pirâmide financeira é observar uma promessa de ganhos altos sem uma clareza específica do que está sendo vendido, ou de que forma será entregue. Além disso, a possibilidade de revender o mesmo “serviço” que você comprou, sem necessariamente entregar nada além da venda em si é um forte indicativo de pirâmide.
Como regra de ouro, deve-se identificar a atividade de recrutamento de novos membros como forma de lucrar para reconhecer uma pirâmide financeira.
Qual a relação da pirâmide financeira com as criptomoedas?
As criptomoedas, em si, não representam uma pirâmide financeira. Porém, por se tratar de um ambiente menos regulamentado e no qual a maior parte da população não tem um conhecimento aprofundado, é uma área em que muitos golpistas exploram os desenvolvimentos acelerados de preço para vender rentabilidades altas, sem esclarecer de que forma isso ocorrerá.
+ Petrobras reduz despesas com juros e encargos da dívida financeira
Como se proteger?
Para se proteger, é necessário desconfiar de promessas de rentabilidade excepcionalmente alta, em especial com garantia de ganhos. No mercado financeiro, nenhuma rentabilidade passada é indicativa de lucro futuro.
Além disso, evite participar de investimentos onde o recrutamento de novos membros seja mais importante do que a venda do produto ou serviço entregue. Esse é um sinal claro de que algo está incorreto na estrutura daquele negócio.