14/06/2013 - 21:00
Vídeos interativos
A start-up espanhola The Mad Video, cuja sede fica no Vale do Silício, na Califórnia, desenvolveu uma plataforma de vídeos que abre novas possibilidades de criação de conteúdo por agências e produtores. Com a ferramenta da empresa, os filmes – comerciais e clipes, por exemplo – são etiquetados. Assim, o usuário tem a possibilidade de, enquanto assiste a um determinado vídeo na internet, ver informações extras relacionadas ao conteúdo, como dados sobre o produto exibido e quem aparece na tela. A versão inicial foi desenvolvida para acervos no YouTube, mas a The Mad Video vê oportunidades de expansão de sua plataforma em televisores conectados à internet.
Repaginado
A Apple revelou a sétima versão de seu sistema operacional, o iOS 7. Segundo a empresa, trata-se da atualização mais significativa da ferramenta desde o primeiro iPhone, lançado em 2007. Entre as principais mudanças estão um visual mais limpo, novas vozes para o assistente pessoal Siri, filtros para fotografia e uma central de controle que permite alterar rapidamente as configurações do aparelho. A atualização do iOS 7 deve estar disponível até o fim do ano.
Tablet na praia
Os vendedores da marca de roupas Billabong colocaram os pés na areia da praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para fazer uma experiência diferente. Durante o Rio PRO, etapa brasileira do circuito mundial de surfe, realizada neste mês, os espectadores foram abordados pelos vendedores da marca, que usavam tablets equipados com um sistema móvel de vendas.
Game das alfinetadas
A Sony usou a E3, principal feira de games do mundo, realizada na semana passada, em Los Angeles, para alfinetar a Microsoft. Durante uma apresentação, a companhia japonesa citou todos os pontos polêmicos do Xbox One, equipamento da concorrente, e comparou-o ao seu Playstation 4. “Nosso videogame não precisa ficar conectado, não vigia seus games e deixa que você troque jogos”, afirmou Jack Tretton, presidente e CEO da Sony Computer Entertainment of America.
Da tevê para as redes
Uma cena da série de tevê Game of Thrones, da HBO, bateu recorde de citações em redes sociais – isso na comparação com todas as atrações da emissora. Numa das passagens do episódio The Rains of Castamere, alguns personagens são mortos durante um casamento. Apenas no Twitter, Facebook e em blogs foram contabilizadas 700 mil referências a essa cena.
Resposta instantânea
Felipe Duarte, diretor de varejo da Lenovo, analisa a situação do mercado de notebooks
Quais são os tipos de notebooks mais em evidência no mercado?
O mercado de notebooks passa por algumas transformações importantes. As vendas mostram que o consumidor procura equipamentos ultrafinos, que têm uma bateria mais duradoura e são mais leves. As empresas devem seguir esse movimento com suas linhas de produtos. Além dessa, outra tendência são as telas sensíveis ao toque, que melhoram a experiência de uso nos notebooks. Aliás, acredito que esse será o grande objeto de desejo para o Natal.
O crescimento dos tablets representa um perigo para o futuro dos laptops?
Como a experiência de uso é diferente, não acredito que eles sejam concorrentes, mas sim complementares. O mercado de tablets tem crescido de forma acelerada, pois é uma novidade. Já o setor de notebooks apresenta-se um pouco mais estável, mas ainda há espaço para crescer. Os equipamentos híbridos, no entanto, são uma tendência e já representam uma parcela considerável nas vendas.
Quais regiões registram as maiores vendas de notebooks?
O Nordeste continua com um crescimento forte, enquanto as demais regiões se mantêm em patamares históricos. Não há retração em alguma região específica.
Colaborou: Diego Marcel