15/06/2022 - 16:54
Comemorando seus dez anos de vida, a Pipó Gourmet lança nesta semana um snack à base de piruá, aquele milho que não vira pipoca. O conceito é o upcycling, que dá utilidade a itens antes descartados. “O que a gente vai fazer com esse milho?”. A pergunta incomodava a empresária Fabiana Sonder, sócia da holding Fabfoods, que reúne a Pipó Gourmet e a Flow Foods.
A solução para reaproveitar o que seria descartado levou tempo, mas apareceu. O que era sobra foi transformado em farinha e passou a ser o principal ingrediente de um cracker triangular crocante. A empresa produz em média seis toneladas de pipoca por mês, o que gera quase meia tonelada de resíduos de milho não estourado. O lançamento, na Feira Naturaltech, teve duas opções de sabor: o de queijo e o de tomate.
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Com a novidade veio um novo slogan, “Do milho ao pop”. Ao completar 10 anos, a marca propõe mudar seu principal produto de pipoca para milho. Outros sabores do snack e outros produtos à base do cereal devem ser lançados nos próximos meses.
Com isso, a Pipó Gourmet pretende dobrar o faturamento até o fim deste ano. Segundo Adriana Lotaif, fundadora da Pipó, a holding Fabfoods cresceu 87% em 2021, quando vendeu 700 mil unidades de seus produtos.
Pipoca com leite Ninho e com Ovomaltine. Nesses dez anos com foco em receitas gourmet e sabores autorais, a marca acumulou parcerias com empresas tradicionais como Nestlé, azeite Andorinha e manteiga Aviação. Fora do setor de alimentos, Adriana destaca a Netflix, que representa para a Pipó uma inovação no formato de parcerias.
“A pandemia foi um tempo para olhar para dentro de casa, para nos perguntarmos algumas coisas”, afirmou Adriana. ‘Como continuar crescendo?’ foi uma das perguntas que elas acabaram se fazendo diante dos desafios do momento. As sócias já preparam a transferência da fábrica para uma planta maior, mantendo-se na cidade de Cotia, na região metropolitana de São Paulo.
Ao fundar a Pipó Gourmet em 2012, Adriana resgatou a ideia a partir das brincadeiras com misturas envolvendo pipoca que fazia com a família na infância. Em 2019, conheceu Fabiana por meio de uma amiga em comum e, ao notarem a convergência de valores, uniram suas empresas para enfrentar juntas os desafios do mercado. Buscando difundir a ideia de alimentação saudável e consciente, a Flow Foods é uma marca vegana com produtos certificados. Neste mês está lançando uma pipoca orgânica de óleo de coco e sal do Himalaia e uma linha de granola funcionais.
Fabiana afirmou que, apesar de ainda não conseguirem ser 100% sustentáveis em toda a linha de produção, procuram avançar no máximo de itens possíveis. Segundo ela, a Flow já tem olhar para o reaproveitamento desde o início. Nesse sentido, lançou em 2017, uma pipoca doce de açaí e uva feita com farinha de casca de uva.
“A sensação desta vez é ainda melhor porque, com o snack à base de piruá lançado pela Pipó Gourmet, aproveitamos uma matéria-prima que sobrava na nossa própria produção”, disse. A Feira Naturaltech, onde o novos snacks são apresentados, é realizada em São Paulo entre 8 e 11 de junho, e o produto passa a ser vendido no dia 15.