Com uma série de problemas nas informações da chamada Relação Anual de informações Sociais (RAIS), documento com dados de trabalhadores, o governo federal resolveu acionar o Dataprev para revisar os cadastros do abono salarial do PIS/PASEP. Isso pode fazer com que mais de 1,9 milhões de trabalhadores sejam inseridos nas planilhas de pagamentos do benefício até o meio do mês que vem.

Responsável pelo setor de tecnologia e informações do governo, o Dataprev foi incumbido de gerenciar todas as análises de dados enviados pelos brasileiros no período do Auxílio Emergencial.

Pis/Pasep: 4 grupos recebem abono salarial hoje (21) e quarta (22); veja se você será contemplado

Esse processo de análise das informações do RAIS deve ser finalizado até o dia 15 de março e os trabalhadores poderão consultar o resultado já no dia 16, através do portal Gov.br, ou no aplicativo da “Carteira de Trabalho Digital”.

“Devido à inconsistências de informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) – enviadas pelas empresas –, foi necessário realizar um reprocessamento mais apurado das informações, trabalho em curso pela Dataprev. O objetivo é garantir o correto direito dos trabalhadores e evitar a necessidade de pedidos de revisões adicionais”, disse o Dataprev em nota.

Segundo o governo, mais de 55 milhões de trabalhadores passaram pela análise de Dataprev, sendo que 22 milhões receberão o abono salarial, 30 milhões estão inelegíveis ao programa e 1,9 milhão estão no processe de reanálise.

Calendário de pagamentos do PIS/PASEP

Pagamentos do PIS

Mês de nascimentoData do pagamento
Janeiro8 de fevereiro
Fevereiro10 de fevereiro
Março15 de fevereiro
Abril17 de fevereiro
Maio22 de fevereiro
Junho24 de fevereiro
Julho15 de março
Agosto17 de março
Setembro22 de março
Outubro24 de março
Novembro29 de março
Dezembro31 de março

Pagamentos do PASEP

Final da inscriçãoData do pagamento
015 de fevereiro
115 de fevereiro
217 de fevereiro
317 de fevereiro
422 de fevereiro
524 de fevereiro
615 de março
717 de março
822 de março
924 de março