08/05/2022 - 15:52
Os trabalhadores que esqueceram de sacar o abono salarial PIS/Pasep ano-base de 2019 ou 2020 ainda podem solicitar o dinheiro presencialmente, por telefone, aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou e-mail.
O telefone é o 158 e o e-mail: trabalho.uf@economia.gov.br. As letras “uf” devem ser trocadas pela sigla do estado onde mora o trabalhador. O prazo final para o saque do abono é 29 de dezembro de 2022.
O pedido presencial deve ser feito em uma das unidades do Ministério do Trabalho e Previdência para envio do valor à Caixa Econômica Federal, no caso do Programa de Integração Social (PIS), ou ao Banco do Brasil, no caso do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
+ CadÚnico teve 2,6 milhões inscrições após fim do Auxílio Emergencial
No aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br, é possível verificar se o trabalhador tem direito ao benefício, o valor do abono, a data de saque e o banco para recebimento.
Recebe o abono o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 101. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o valor do salário mínimo, atualmente de R$ 1.212. Empregados domésticos não recebem o abono porque o trabalhador precisa ter vínculo empregatício com uma empresa, não vale vínculo com pessoa física.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, R$ 208,5 milhões foram esquecidos por 320.423 trabalhadores que deveriam ter feito o saque até 30 de junho de 2021.