Nos mais de 30 anos em que esteve envolvido com carros de corrida seja na Fórmula Chevrolet seja na Fórmula 3, o engenheiro Mário Pati Jr. sempre escutou que o trabalho de equipe é fundamental para o sucesso. ?Quis levar essa idéia às empresas?, diz Pati. Para isso desembolsou US$ 100 mil e criou uma réplica perfeita da Ferrari de Fórmula 1, ao redor da qual executivos se unem e desafiam o relógio a cada troca de pneus. A idéia deu certo e companhias como Telefônica, Bradesco e Bridgestone já aprovaram a brincadeira.

O sucesso do Pit Stop Challenge, como foi batizado o projeto, é a sua facilidade em reunir os ?mecânicos? em torno de um objetivo. Divididos em equipes de 13 pessoas, três para cada roda e um coordenador, os participantes fazem duas baterias de treinamento e depois participam de uma competição. Os sensores instalados no carro contam o momento exato que todas as rodas foram devidamente posicionadas e é parado o cronômetro. O recorde da brincadeira, até agora, é de 11 segundos, ante os 7 segundos feitos na Fórmula 1 (contando o abastecimento). ?Qualquer um pode tentar vencer o relógio?, afirma Pati. A réplica é em fibra de vidro, mais leve que o original. Até a ferramenta para tirar os parafusos dos pneus foi inspirada em um secador de cabelo para facilitar o manuseio feminino. A partir do segundo semestre, qualquer pessoa poderá enfrentar o cronômetro. O brinquedo estará no GP Brasil e no Salão do Automóvel, dois dos principais eventos para aficionados do automobilismo.