Os shows e eventos voltaram a fazer parte da rotina dos brasileiros, que estão empolgados para ver seus artistas favoritos em grandes apresentações. Vendas onlines para as apresentações de shows têm se esgotado em poucos minutos por todo o Brasil e engajar o público também demanda oferecer uma melhor experiência já no pagamento.

Nesse contexto, uma pesquisa do Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, feita no fim de maio com mais de 1.800 usuários, revela que mais da metade dos entrevistados voltaram a frequentar shows e eventos. “Enquanto 38% disseram que vão em shows e eventos uma vez ao mês ou mais, 18% disseram que vão a cada seis meses”, conta Daniel Davanço, Country Head para Empresas do Mercado Pago.

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Hábitos de compras e pagamentos

O Mercado Pago também perguntou aos usuários se costumam comprar ingressos de shows e eventos online e quais os meios de pagamento utilizam para o pagamento.

Dos entrevistados, 49% disseram que pagam os ingressos à vista, sendo que, deste percentual, 17% optam pelo Pix. Já 28% preferem utilizar o cartão de crédito para parcelar. “Temos percebido que muitos brasileiros têm preferido pagar suas compras relacionadas a entretenimento à vista”, comenta Davanço. “Além disso, o Pix, que é unanimidade nacional, começa a despontar como um dos principais meios de pagamento também para compra de ingressos”, complementa.

“Nosso objetivo é entender os hábitos dos consumidores, de forma que possamos atender suas necessidades com produtos e soluções inovadores”, explica o executivo. “Identificamos que a maioria dos entrevistados, 52%, prefere comprar os ingressos online, evitando filas e garantindo com agilidade seus tão disputados ingressas”, relata.

Pagamentos de ingressos via Pix cresce na Bilheteria Digital

A Bilheteria Digital, empresa que atua online para vendas de ingressos de shows e eventos em todo o país, responsável pela venda online de grandes eventos, como o Tardezinha, em todo o Brasil, e o Na Praia, que acontece em Brasília, também tem visto a preferência pelo Pix como meio de pagamento crescer. “Atualmente, os pagamentos de ingresso via Pix já representam 22% de nossas vendas mensais. Considerando que o Pix nasceu em meio à pandemia, em um momento em que o setor de eventos estava totalmente parado, esse número é muito expressivo, e acreditamos que ainda vai crescer mais”, afirma Henrique Feldman, diretor de Operações da Bilheteria Digital.

Para se ter uma ideia, na Bilheteria Digital, o pagamento de compra de ingressos por meio de boletos passou de 12% para 5%. Já os pagamentos feitos via transferência reduziram de 5% para 3%. “Hoje, os dois principais meios para pagamento de ingressos são o Pix e o cartão de crédito”, finaliza Feldman.