Consumidores relatam nesta segunda-feira, 14, que o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, o Pix, apresenta falhas e instabilidade.

O termo “Pix” entrou nos “Assuntos do Momento” no Brasil com usuários relatando problemas. Muitos reclamam de seus bancos, mas o problema aparenta ser no sistema geral da plataforma de pagamentos.

O sistema de monitoramento DownDetector registra picos de reclamações para instituições financeiras e o Banco Central.

Ao acessar o sistema do Pix no Itaú, já aparece uma mensagem alertando sobre a instabilidade. O PicPay também comunicou aos clientes em suas redes sociais sobre o problema.

Em nota, o Banco Central afirma que “houve a ocorrência de problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix durante a manhã desta segunda-feira (14/10). As equipes do Banco Central atuaram rapidamente, e o problema já se encontra resolvido”.

Popular

O volume diário de transações via Pix atingiu bateu recorde no início de setembro. Foram registradas 227, 4 milhões de transações em um único dia, movimentando um valor total de R$ 108,4 bilhões.

O recorde anterior, registrado em 5 de julho, tinha sido 224,2 milhões de transações, com valor ainda recorde de R$ 119,4 bilhões.