As transações na modalidade Saque do Pix cresceram 36,2% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2024, divulgou o Banco Central na segunda-feira, 10, em seu documento ‘Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil’.

+ BC cria regras para prestação de serviços com criptoativos e diz que normas coíbem fraudes

De acordo com o levantamento do BC, foram 7,7 milhões de transações do Pix Saque nos primeiros seis meses de 2025. A modalidade foi lançada há quatro anos, em novembro de 2021, junto a outra modalidade, o Pix Troco. Com o Pix Saque é possível realizar saques em dinheiro em lojas, lotéricas ou caixas eletrônicos, por exemplo.

Como funciona o Pix Saque

  • O consumidor deve ir até um estabelecimento que participe da modalidade Pix Saque (chamado Agente de Saque)
  • Fazer um pagamento via Pix para o local no valor que deseja fazer o saque. O atendente vai gerar um código com o valor exato
  • O estabelecimento entrega em dinheiro o valor do Pix para o consumidor
  • Não é necessário fazer compras no local
Pix Saque

Enquanto o Pix Saque cresceu em número de transações, os saques nas modalidades tradicionais, como caixa eletrônico, estão diminuindo. O levantamento do BC registrou 1,2 bilhão de transações no primeiro semestre deste ano, o que significa queda de 12,7% em relação ao primeiro semestre de 2024.

Houve redução no número de transações, principalmente, nos canais de agências e postos tradicionais (-18,2%), ATMs (-13,2%) e correspondentes bancários (-11,1%), mas também nos postos de atendimento cooperativo (-4,0%).