Um projeto de lei pretende acabar com a circulação de motos nos ‘corredores’ entre carros. Proposto pelo deputado Marcos Soares (União Brasil – RJ), o texto pede alteração da Lei 9.503/97, do Código de Trânsito Brasileiro, que libera o tráfego de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos de faixas adjacentes.

O PL 1549/2023, apresentado no fim de março, recomenda que a circulação ocorra exclusivamente nas faixas de circulação utilizadas por automóveis, caso a via de circulação tenha limite superior a 50km/h, e deverá ser criada faixa exclusiva para tais veículos.

+ Marginal do Tietê pode ganhar vias suspensas de moto e bike

O argumento do texto é referente ao risco de acidentes para condutores de motos. “Muitas pessoas passam no corredor na mesma velocidade que na pista, pilotando até mesmo acima de 100 km/h. Nesse caso, basta um simples descuido para que um acidente fatal aconteça”, acrescenta o projeto.

De acordo com a proposta do parlamentar, o descumprimento, em caso de alteração da lei, seria considerado uma infração média. De acordo com o CTB, tal infração é passível de multa no valor de R$130,16.