07/02/2025 - 18:22
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, afirmou em entrevista ao DW que a pasta prepara um relatório para apresentar ao presidente Lula até março em que, entre outras decisões, estaria a proposta de aumento no valor do Bolsa Família.
+ Lula afirma que governo lançará mais políticas de crédito para o povo
Procurada pelo site IstoÉ Dinheiro, a Casa Civil informou que “não existe estudo no governo sobre aumento do valor do benefício do Bolsa Família. Esse tema não está na pauta do governo e não será discutido”. O Ministério da Fazenda também foi procurado para comentar uma possível discussão sobre aumento no valor do benefício. A pasta então enviou à imprensa um comunicado de mesmo conteúdo do informado pela Casa Civil.
Segundo o ministro, o aumento do benefício estaria sendo avaliado diante da alta dos preços de alimentos. Dias disse ainda que sua pasta espera ter menos beneficiários “porque as pessoas estão superando pobreza”.
“Não há previsão”
No final de janeiro, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou que até aquele momento, não havia previsão de reajuste no valor do Bolsa Família para 2025. Com isso, o benefício não fica sem aumento pelo segundo ano seguido.
“Caso ocorram mudanças, as informações serão amplamente divulgadas pelos canais oficiais”, acrescentou o ministério.
O valor do benefício é o mesmo desde o relançamento do programa pelo governo Lula em março de 2023. Pelas regras, todas as famílias beneficiárias recebem um valor mínimo de R$ 600.
Calendário
Os beneficiários do programa Bolsa Família começarão a receber as parcelas de fevereiro a partir do dia 17. Cerca de 21 milhões de brasileiros estão inscritos no programa social.
Os pagamentos do Bolsa Família ocorrem sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês, de forma escalonada conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS), exceto em dezembro, quando o cronograma é antecipado em cerca de uma semana para não coincidir com o feriado do Natal.