Player do calçado infantil no Brasil, agora a Kidy quer conquistar o mundo

O ano de 2023 começou com tudo para a KIDY COMPANY, empresa de calçados infantis que há 32 anos alia tecnologia, conforto e cuidados aos seus produtos para proporcionar um desenvolvimento saudável aos pezinhos de seus pequenos consumidores, sempre acompanhando os desejos e necessidades do seu público.

Sediada no interior de São Paulo, na próspera Birigui, a empresa nasceu do sonho e da inquietude de dois irmãos, Sérgio e Ricardo Gracia, que sempre tiveram a bandeira da inovação e do pioneirismo como marca registrada, construindo assim, um dos grupos mais fortes e sólidos em seu segmento, que hoje emprega mais de 2000 colaboradores em suas duas unidades fabris localizadas em Birigui-SP e Três Lagoas-MS.

Assim como seus fundadores, podemos dizer que todos os profissionais da Kidy vivem em estado de alerta, ou como eles definem: “com as antenas sempre ligadas”. A premissa da inovação fez a empresa ser reconhecida e premiada diversas vezes, quer seja por seus projetos inovadores ou por suas iniciativas ousadas, capazes de responder rapidamente aos movimentos de um mercado nada previsível.

SUPERAÇÃO COM CRIATIVIDADE

E foi quando a pandemia chegou que o DNA inovador do time, que se auto intitula “kidyanos”, mostrou mais uma vez a capacidade criativa de reinvenção. A Kidy foi a primeira fábrica de calçados do Brasil a iniciar a produção e comercialização de máscaras de proteção. Foram cerca de 30 milhões de máscaras que garantiram não só os empregos, como também abriram mais de cem novos postos de trabalho em plena pandemia.

MARCA DEMOCRÁTICA

Detentora das marcas KIDY, MAR&COR, K360 e licenciada oficial das populares e desejadas marcas MINECRAFT (maior game de todos os tempos) e CORINTHIANS, o grupo produz calçados que vão do 0 ao 36, conquistando um target de crianças até 12 anos.
Com a convicção de quem sabe o que quer, a Kidy pode ser definida como uma casa de marcas democráticas, pois tem a capacidade de calçar crianças de todas as classes sociais por um custo reconhecidamente justo. Não é à toa que vemos com frequência as marcas do grupo simultaneamente nos pezinhos de pequenas celebridades e também acessíveis à população em geral.

A cada coleção, seus distribuidores e clientes lojistas já ficam na expectativa de que a marca irá trazer algo novo. Seja tênis com game interativo, chip, até realidade aumentada, lançada em um produto quando a tecnologia ainda não estava tão popular em terras brasileiras.

Não há como negar que é uma trajetória de sucesso absoluto. Prova disso é que um de seus grandes ícones, a linha de tênis Kidy Play, que acompanha um carrinho ou uma charmosa moto rosa, já tenha vendido mais de 10 milhões de pares em seus anos de existência.

Orientada, desde sua concepção, para levar saúde e conforto aos pezinhos mais exigentes, todos os produtos da empresa sempre foram confeccionados a partir de estudos através da forte parceria com o IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos), realizando um profundo estudo da anatomia dos pés, levando em conta cada fase da infância. O resultado são criações que respeitam o crescimento saudável. Ao todo são 9 tecnologias exclusivas que fazem dos produtos fabricados pela KIDY referência em qualidade e conforto.

Segundo o acionista Ricardo Gracia, “O maior desafio é continuar se reinventando a cada dia sem desviar de seu propósito. Em 5 anos queremos ser a MELHOR, MAIS COMPLETA E MAIS DESEJADA marca de calçados infantis do Brasil e do mundo”.

Para que isso aconteça, o trabalho já começou, ou melhor, nunca parou. No último ano, 5 iniciativas de gestão tornaram-se o alicerce que sustenta a potência e a competitividade em todos os nichos em que a companhia atua: PEK (Programa de Eficiência Kidy), GIR (Gestão Inteligente de Recursos), PQG (Programa de Qualidade Garantida), PDP (Programa de Desenvolvimento Pessoal) e PIN (Programa de Inovação).

6 MILHÕES DE PEZINHOS

E essa empresa obstinada quer mais. Por isso, entendeu que o grande motor propulsor precisava de uma revolução. No final de 2022, a empresa investiu pesado em seu novo modelo de gestão comercial.

Atualmente, a Kidy conta com um time composto por 6 gerentes de vendas, sendo 5 gerentes setoriais pelo Brasil e um gerente para o mercado internacional. Todos eles comandados pelo diretor comercial Adriano Pires. Um misto de experiência e renovação, que visivelmente se complementam.

As regiões foram organizadas não só levando em conta a divisão geográfica, mas agrupadas de forma que cada gerente lidere, no máximo, 12 escritórios.

Inspirada no modelo one-on-one, a finalidade da reestruturação é oferecer uma gestão verdadeiramente personalizada, transformando cada gestor em um consultor para os lojistas que comercializam os produtos da companhia. É criar, mas principalmente manter os relacionamentos.

Uma das exigências, é que estes profissionais sejam cada vez mais completos tecnicamente. “Não basta dominar as técnicas de venda ou a teoria do que se vende, mas é fundamental entender, realmente, de todos os aspectos que envolvem a realidade dos nossos clientes. O Gerente Comercial Kidy precisa dominar assuntos de moda, tendências de comportamento, desenvolvimento técnico de produto, e principalmente a dinâmica do novo varejo, seja ele em Dubai, Manaus ou aqui mesmo no interior de São Paulo. Ou seja, um profissional pleno e completo que é reconhecido por oferecer soluções concretas e lucrativas e não apenas produtos aos nossos clientes”, destaca Adriano Pires.

“NEXT PLAY, GUYS! NEXT PLAY”

O nível de profissionalização e gestão caminha a passos largos e essa intensidade tem transmitido muito mais segurança e credibilidade não só aos acionistas e ao conselho diretor, mas também a todos os stakeholders.

Mas os caminhos não param por aí. O grupo tem claramente definido, e por escrito, seu planejamento onde quer chegar com cada uma de suas marcas e sabe detalhadamente os passos que precisa dar nos próximos 5 anos para chegar onde quer. Marcas não são desejadas do dia para a noite, há um caminho que precisa ser percorrido, e manter-se firme é vital. Por isso, diante de qualquer contratempo, os kidyanos são práticos, objetivos e focados. Resolvem a situação sempre escolhendo a decisão que beneficie o cliente e a empresa em uma verdadeira escolha ganha-ganha. E assim já partem de olho no próximo desafio rumo a meta, bem ao estilo Coach K: “Next play Guys! Next Play”.
“Não existe segredo. Existe trabalho, existe propósito e existe um único time. Nossa potência comercial, aliada ao profundo trabalho de construção de marcas e a capacidade produtiva, vai nos levar exatamente onde projetamos”, conclui o acionista Ricardo Gracia.

Alguém duvida ?

Equipe Comercial focada e preparada

Adriano Pires, Diretor Comercial
“Estamos transformando a nossa equipe comercial em um time preparado para fazer os lojistas ganharem dinheiro com a Kidy.”
Adriano Pires, Diretor Comercial
Rafael Contini, Gerente de Vendas regional Sul
“Vivenciei muitas coisas nestes 16 anos de empresa, mas nunca vi um time tão obstinado e preparado.”
Rafael Contini, Gerente de Vendas regional Sul
Rafael Menezes
“Você só consegue decifrar o mercado se estiver vivendo seus dias. Preciso estar 100% mergulhado nele.”
Rafael Menezes, Gerente de Vendas regional Centro Oeste/Interior SP
André Denani, Gerente de Vendas regional Norte/SP Capital
“São Paulo Capital é uma das regiões mais desafiadoras para qualquer segmento e nós já a conquistamos.”
André Denani, Gerente de Vendas regional Norte/SP Capital
Wagner Jorge, Gerente de Vendas regional MG/RJ/ES
“Trabalhar com calçados é viciante, principalmente, quando você está em uma empresa que sabe muito bem onde quer chegar.”
Wagner Jorge, Gerente de Vendas regional MG/RJ/ES
Fábio Tavares, Gerente de Vendas regional Nordeste
“Estou obstinado e determinado a fazer do Nordeste a região mais próspera da Kidy”.
Fábio Tavares, Gerente de Vendas regional Nordeste
Carlos Passarini, Gerente de Vendas Mercado Internacional
“A Kidy está preparada para conquistar o mundo e ele está pronto para recebê-la”.
Carlos Passarini, Gerente de Vendas Mercado Internacional