A Polícia Militar de São Paulo abriu concurso público para 2.200 vagas de soldado PM 2ª Classe, com remuneração básica inicial de R$ 5.055,53. Para participar, o candidato precisa ter nível médio de escolaridade, idade entre 17 e 30 anos, estar em dias com os certificados eleitorais e militares, ter altura mínima de 1,55 metros para mulheres e 1,60 metros para homens e ter carteira de habilitação para as categorias B e E.

O concurso envolve seis etapas. A primeira é um exame de conhecimentos, dividido em uma prova objetiva, composta por 60 questões de múltipla escolha, e outra dissertativa. A expectativa é que a realização da primeira etapa ocorra em 30 de novembro.

+ Senado aprova projeto de lei que garante gratuidade de bagagem de mão em voos

Apesar de o concurso ser para a Polícia Militar de São Paulo, os exames de conhecimento serão aplicados em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Vitória. Serão convocados para as etapas seguintes os 16 mil candidatos que obtiverem as melhores notas na primeira etapa.

As demais etapas envolvem exames de aptidão física, de saúde (médico, odontológico e toxicológico) e psicológicos (cognitivo e de personalidade), avaliação da conduta social, reputação e idoneidade e análise de documentos. Todos os exames terão caráter eliminatório.

As inscrições são exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp, têm uma taxa de R$ 85 e se encerram no dia 23 de outubro.