Para desafogar a central 190 e agilizar registros de ocorrências, a Polícia Militar de São Paulo vai lançar no mês que vem o aplicativo “SP 190”.

Atualmente, quem recebe as ligações no 190 é o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), central telefônica administrada por uma empresa terceirizada. Pelo planejamento da PM paulista, as ocorrências cairão direto na tela do despachador que envia a viatura ao local, diminuindo o tempo de atendimento.

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Serão atendidos cinco tipos de ocorrências: violência doméstica; perturbação do sossego; disparo de alarmes; descumprimento de protocolos contra Covid-19 em estabelecimentos comerciais; aglomerações durante a pandemia.

E para evitar trotes, só poderá utilizar o app pessoas que realizarem cadastro na plataforma – denúncias anônimas ainda serão permitidas. Será necessário incluir nome, CPF, endereço, telefone, e-mail, login e senha.

O custo do software foi de R$ 200 mil e a Indra, empresa de tecnologia, foi parceira no desenvolvimento do aplicativo, segundo o G1. Apps com essa funcionalidade já são adotados no Paraná e no Espírito Santo.