O controle do fluxo de pessoas no litoral paulista está intenso e ganhou o reforço da Polícia Militar. No início da tarde desta terça-feira (23), a PM realizou uma barreira sanitária em Santos para monitorar o fluxo de pessoas que trafega pela cidade.

Com o feriadão que começa nesta sexta-feira (26) e se estende até o dia 2 de abril na Capital paulista e a escalada de casos de covid, Santos decidiu iniciar um lockdown para conter o avanço do novo coronavírus na cidade.

+ Prefeitos da Baixada Santista anunciam lockdown a partir da próxima semana

De acordo com o Agora, o decreto municipal só permite a circulação pelas ruas de pessoas que, comprovadamente, estejam trabalhando, em serviços essenciais, além de se deslocar de ou para mercados, hospitais e farmácias. Outros oito municípios da Baixada Santista também aderiram às restrições, que vão até 4 de abril.

O cabo Thiago de França, que comandava a operação, disse que notou redução do movimento nas ruas em relação à semana passada. Ele estima uma queda de 40% na quantidade de pessoas circulando pela cidade.

Caso os policiais da blitz identifiquem alguém desrespeitando o lockdown, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) é acionada para aplicar eventuais medidas punitivas.