21/11/2025 - 16:53
Seis homens foram presos e um adolescente foi apreendido em flagrante por participação no assalto a uma joalheria no Shopping Iguatemi, em Campinas, no interior de São Paulo, na tarde da última quinta-feira, 20. Com eles, a Polícia Militar (PM) apreendeu armas e diversos itens roubados, entre eles 37 relógios de luxo.
Segundo o boletim de ocorrência do caso, dos relógios recuperados, seis são da marca Cartier e um é da Tag Hauer. Esses sete relógios foram avaliados em R$ 270 mil. A polícia não tinha informações sobre os outros 30 relógios recuperados no momento após a apreensão. Os itens foram devolvidos ao proprietário.
Os criminosos, conforme o boletim, levaram mais relógios do que a quantidade recuperada. “A totalidade dos relógios que foram subtraídos deverá ser providenciada em momento posterior, eis que impossível de fazê-lo neste momento segundo o responsável”, informou a autoridade policial.
Os policias também apreenderam dois carros usados pela quadrilha, cinco armas que estavam com eles, cinco celulares, um rádio transmissor, além de bolsas e mochila. Outras quatro armas de seguranças do shopping também foram apreendidas.
O crime aconteceu com o shopping movimentado pelo feriado. Os assaltantes invadiram a loja, renderam três funcionárias e fizeram uma delas refém para roubar diversos produtos. Houve troca de tiros dos suspeitos com seguranças e guardas municipais. De acordo com o BO, os disparos foram dentro e fora do estabelecimento.
Um dos suspeitos foi atingido na saída da joalheria e acabou sendo preso na sequência. Os criminosos usaram dois carros na fuga, um deles roubado na saída do shopping. Outros três suspeitos foram presos em Pedreira (SP), a cerca de 40 km de Campinas. Um deles também se feriu em confronto. Mais três criminosos foram localizados escondidos em um clube de Campinas.
Imagens de câmeras de segurança da loja e do shopping foram solicitadas pela polícia. A perícia também compareceu ao local. A Polícia Civil ainda investiga a possível participação de outros suspeitos.
Os presos foram autuados por roubo majorado e associação criminosa. A polícia solicitou a prisão preventiva deles à Justiça.
Procurado pela reportagem, o Shopping Iguatemi Campinas afirmou que o empreendimento acionou imediatamente as autoridades competentes, que encerraram o caso.
“O shopping esclarece que todos os clientes e colaboradores estão bem e em segurança, e reforça que está contribuindo com as investigações”, disse, em nota enviada ao Estadão. O shopping acrescentou que seguiu funcionando até às 20h.