16/04/2011 - 0:01
A polícia colombiana informou neste sábado que capturou Héctor Meneses (conhecido como ‘Guara’), assinalado como um dos 10 mais importantes chefes do narcotráfico no país e um importante contato com os cartéis mexicanos da droga.
O suposto narcotraficante, detido na cidade de Cali (500 a sudoeste de Bogotá), é um dos membros mais importantes da quadrilha “Los Rastrojos”, a serviço do narcotráfico no sul da Colômbia, segundo um comunicado da polícia.
Meneses, artífice de uma aliança entre “Los Rastrojos” e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), “realizava as coordenações para o envio de entorpecentes e pagamentos a esta guerrilha por segurança e transporte de carregamentos de drogas” no sul do país, segundo a mesma fonte.
O narcotraficante, conhecido como Guara, é solicitado em extradição pelos Estados Unidos pelos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
cop/ma