26/05/2004 - 7:00
A Lamborghini é uma lenda do automobilismo, um ícone do consumo de luxo. Apenas os ricos, os muito ricos, têm a oportunidade de comandar a máquina vendida a US$ 160 mil. Desde a semana passada, contudo, o perfil do piloto de um bólido da marca italiana ganhou novas feições. Quem passa pela rodovia Salerno?Reggio Calábria, na Itália, se espanta com uma novidade: os carabinieri, os policiais da península, agora realizam sua ronda a bordo de uma Lamborghini Gallardo. Doado pela montadora para a polícia italiana, ele foi batizado com o sugestivo nome Gallardo Polizia. O veículo, pintado nas cores azul e branco, já é considerado uma das armas mais poderosas no combate aos infratores de velocidade e outros irresponsáveis no trânsito. Motivo: ele tem 500 cavalos de potência e atinge 310 km/h. Não há como fazê-lo comer poeira na estrada.
O Gallardo Polizia será usado prioritariamente nesta busca de motoristas apressados e também em casos de emergência, como nos acidentes nos quais existem vítimas e é necessário velocidade no resgate. Para isso, os policiais têm a disposição equipamentos de ponta. Na parte traseira há, por exemplo, materiais médicos e um desfibrilador, aparelho de choque utilizado para reanimar o coração nos casos de parada cardíaca. Outros dispositivos foram instalados no modelo para que o motorista tenha todas as informações possíveis sobre um infrator. O carro tem sistema de localização por satélite, computador de bordo com acesso ao banco de dados da central e comunicação via rádio. Para conseguir adaptar todos os aparelhos na máquina os engenheiros tiveram de estudar cada centímetro do habi-
táculo do carro. O Gallardo tem apenas 4,3 metros o que lhe valeu o apelido Baby Lambo. Agora é um pequeno bebê sobre quatro rodas que proporciona status de gente grande para a polícia italiana.