22/08/2022 - 13:31
ESTOCOLMO (Reuters) – A polícia de Estocolmo informou nesta segunda-feira que destruiu uma bolsa contendo explosivos que foi encontrada em um parque na capital sueca na noite de domingo e está investigando o fato.
O incidente ocorreu menos de três semanas antes das eleições gerais de 11 de setembro, nas quais o crime é uma questão importante entre os eleitores.
“A polícia avalia que a bolsa que foi encontrada no domingo em Kungstradgarden continha uma carga explosiva”, disse a polícia em comunicado.
Uma investigação preliminar foi aberta e ninguém foi preso até agora. A polícia não deu detalhes sobre quem poderia ter plantado o dispositivo ou o possível alvo e se recusou a fazer mais comentários.
As forças de segurança não responderam imediatamente a um pedido de comentário.
O parque no centro de Estocolmo, onde o artefato explosivo foi encontrado, foi um dos locais do Festival de Cultura anual da cidade, que aconteceu de 17 a 21 de agosto, e recebeu shows, atividades familiares e eventos como luta de sumô.
A área foi isolada e a bolsa desarmada pelo esquadrão antibomba. As autoridades realizaram um exame forense nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, disse a polícia.
“Agora todos os componentes serão examinados”, afirmou Erik Akerlund, chefe de polícia do distrito de Norrmalm, em comunicado.
O nível de ameaça terrorista da Suécia está em três em uma escala de cinco – ou “elevado” – desde 2010.
(Reportagem de Niklas Pollard e Simon Johnson)