O presidente venezuelano Nicolas Maduro chamou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de “imbecil” por ter associado a vacinação contra a covid-19 com a AIDS.

 “O imbecil do Jair Bolsonaro, palhaço, disse ontem uma estupidez típica de alguém de direita, desprestigiado. Ele disse que as vacinas contra o coronavírus, quando aplicadas, causavam Aids”, declarou Maduro em discurso transmitido pela emissora estatal da Venezuela.

+YouTube tira do ar live em que Bolsonaro associa Aids a vacina da Covid

Ele ainda reforçou que o presidente brasileiro “passa seu tempo falando mal da Venezuela, em vez de se dedicar a governar e atender o povo”, e lembrou das mais de 600 mil mortes pela pandemia no Brasil.  

Desde o começo da pandemia a Venezuela teve 401 mil casos registrados da doença e 4.822 mortes. De acordo com o site Our World in Data o país tem 21,8% da população totalmente vacinada e 34,9% com ao menos uma dose.

A declaração de Bolsonaro sobre as vacinas aconteceu na última quinta-feira (21) em sua livre semanal. Youtube e Facebook excluíram o vídeo de suas plataformas após grande repercussão da fala, que citava um estudo falso do governo britânico dizendo que as pessoas que tinham sido vacinadas eram mais propensas a desenvolver AIDS.